quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

RIQUEZA DE PINTURAS NAS PAREDES CONFERE REQUINTE AO SALÃO NOBRE

Salão Nobre “Vereador Mario de Assis Guimarães”

Situado na parte superior do Paço Municipal Major Eustáquio, sede da Câmara Municipal de Uberaba, o Salão Nobre “Vereador Mario de Assis Guimarães” é ambiente de rara beleza pictórica. O local é todo coberto por pinturas parietais e estuque, ou seja tanto as paredes quanto o teto são pintados com florões, anjos, figuras aladas, elementos da fauna e flora, motivos vegetais e humanos. As pinturas representam movimento eclético no mundo das artes (1890-1930). Em 1920 o Salão Nobre foi pintado pelos artistas italianos Vicente Corcione e Rodolfho Mosello. O estuque foi desenvolvido por Carlos Machi.

De forma retangular, o Salão mede 13,35 de comprimento e 8,16 metros de largura. Possui nove portas com duas folhas de madeiras, no acesso ao corredor, situado logo após o último dos 33 degraus da escadaria. Unindo, assim, o pavimento térreo ao superior.

Com vistas para a praça Rui Barbosa no centro da cidade, o Salão Nobre ostenta requinte com três grandes sacadas, onde diariamente são hasteadas as bandeiras do Brasil ao centro, a de Minas Gerais à direita e a do município à esquerda como determina a legislação protocolar sobre bandeiras.

Em seu interior existem cinco grandes lustres de cristais estilo império. Os cristais são lapidados, formando retângulos e contas. São originários da antiga Bohêmia, região histórica da Europa Central, atual República Checa.

Dois grandes painéis pintados nas paredes do sofisticado Salão, chamam atenção por suas simbologias, conforme mostra fotografia de Rodrigo Garcia. As reuniões dos vereadores funcionavam no recinto. Agora é restrito a visitação pública, pequenas reuniões e serve como estúdio para Programa Movimento, canal Câmara.


Em um extremo está “Princesa do Sertão” e do outro “Árvore do Choro”.


Esta postagem foi publicada em 1 de setembro de 2014 e está arquivada em Colunas, Colunas/Colunistas.


Foto de Rodrigo Garcia


Jornalista Evacira Coraspe


Cidade de Uberaba