Glossário


Abaulada – Convexa, curvada, em forma de baú. 

Abóbodas – Cobertura encurvada, construída geralmente com pedras ou tijolos que se apoiam uns nos outros, de modo que suportam seu peso próprio e as cargas externas. 

Adro – Terreno em frente e/ou em volta da igreja, plano ou escalonado, aberto ou murado. 

Aeródromo – Área delimitada em terra, na água, ou flutuante, incluindo edificações e equipamentos especializados, destinados a pouso e decolagem de aeronaves, e ao atendimento delas. 

Aeroportuário – Relativo a aeroporto. Que dispõe de instalações próprias para os serviços de chegada e partida, carga e descarga e manutenção de aeronaves. 

Agente Executivo – Antiga denominação dada a quem exercia o Cargo de Prefeito. 

Altar Mor – O altar principal de uma igreja, na extremidade oposta à porta de entrada. 

Baldrames – Peça de madeira, deitada ao longo de alicerces de alvenaria, para apoiar o barroteamento do soalho. Viga de madeira, encaixada nos esteios, para apoiar parede de pau-a-pique ou sustentar o barroteamento do soalho. 

Barrotemento – Conjunto de barrotes assentados numa armação. 

Barrote – Peça de madeira, com cerca de 17x7 cm de seção, maior que o caibro e menor que a vigota, na qual se pregam as tábuas dos assoalhos e tetos, usada também em armações de sobrelojas, coberturas, etc. 

Capitão Mor – Autoridade militar que, até o princípio do século XX, comandava, em sua cidade ou vila, a milícia chamada ordenanças. 

Capitular – Ajustar mediante certas condições, descrever fazendo notar as características. 

Carapina – Carpinteiro. 

Catacumba – Nome dos subterrâneos, em Roma, onde se refugiavam os primitivos cristãos para a prática do seu culto e onde também sepultavam os seus mortos. Gruta com ossuário. 

Congo – Dança dramática de origem africana. Na região de Uberaba se dança Congo, e outras danças de origem africana, na Festa de Nossa Senhora do Rosário e no dia da Abolição, 13 de maio. 

Entronizar – Elevar ao trono, à suprema dignidade, exaltar, elevar. 

Ermida – Capela fora do povoado, pequena Igreja, Capela rústica. 

Estilo Gótico – Estilo prolixo, redundante. Na arquitetura é caracterizado em especial pelo emprego das ogivas, as quais permitiam a construção de estruturas elevadas, e pela presença de elementos decorativos nas fachadas e portais. 

Estilo Manuelino – Constitui uma adaptação do gótico flamejante, pela introdução de elementos novos, de diversas origens, inspirados nas viagens marítimas portuguesas. 

Frontispício – Fachada principal. 

Fuste – Haste em que se encrava a lança, o chuço ou ferro de outras armas. 

Milícia – Carreira. Vida ou disciplina militar. Força militar de um país. Qualquer corporação sujeita a organização e disciplinas militares. 

Monsenhor – Título honorífico concedido pelo Papa a alguns eclesiásticos e em especial aos seus camareiros. 

Ogivas – Figura formada pelo cruzamento de dois arcos iguais que se cortam superiormente, formando um ângulo agudo, e que é típica das abóbodas góticas. 

Sarjeteados – Com as valas prontas para o escoadouro, nas ruas e praças públicas, das águas das chuvas. 

Segunda Geração – Grau de filiação de uma cópia fotográfica em relação ao material de origem. 

Signatário – Aquele que assina ou subscreve um documento. 

Tombado – De que se fez tombado. Bem tombado. Arrolado, inventariado. 

Tosca – Tal como veio da natureza, não lapidado, não polido, mal feito, inculto, rude. 

Transepto – Galeria transversal que, numa igreja, separa a nave do corpo, e que forma os braços da cruz nas igrejas que apresentam essa disposição. 
Vernáculo – Idioma próprio de um país.