sábado, 25 de março de 2023

ESCÂNDALO NA REPÚBLICA

Nos anos 50 um boato quase termina em escândalo. A tecidos Bangu promoveu uma badalada festa em Paris para apresentar a moda brasileira, articulada por Guilherme da Silveira e por Assis Chateubriand. A festa seria em um castelo e organizada por Jacques Fath, renomado costureiro de fama internacional. Foram convidadas e aceitaram a Primeira Dama Dona Darcy Vargas e sua filha Alzirinha Vargas. Quando elas já estavam em Paris fizeram uma intriga com Getúlio de que a festa seria um bacanal. Getúlio, aflitíssimo, mandou telegrama para as duas não comparecerem, mas elas disseram que de jeito nenhum perderiam a festa. Evidentemente foi uma fofoca, a festa chiquérrima decorreu normalmente e foi um sucesso.

Imagens: 1 - Martha Rocha e Netinho (acervo Dulce Guaritá); 
2 - Netinho (Uberaba em Fotos) e 3 - Martha Rocha (Google)

Felizmente, em Uberaba as coisas foram bem mais tranquilas. Para abrilhantar a festa local foi convidada Martha Rocha, rainha da beleza e a primeira Miss Brasil. Ela que, aos 21 anos de idade, havia conquistado esse título, em 26/6/1954, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, RJ. Favorita para vencer o Miss Universo acabou ficando em 2º. Lugar, perdendo para a americana Miriam Stevenson.
Ela veio a Uberaba para, em nome da Tecidos Bangu, promover uma apresentação beneficente com toda a renda revertida em favor das Instituições de Caridade da cidade.

Sua recepção ficou à cargo do respeitável mestre de cerimônias, radialista, jornalista e apresentador de TV Ataliba Guaritá Neto, o popular Netinho, que esbanjou charme e competência no decorrer de todo o evento.
Moacir Silveira



História de Uberaba