sábado, 25 de março de 2023

DEBANDADA HISTÓRICA

Deveras significativo o fato de Uberaba, desde os seus primórdios, sempre ter se destacado no campo musical. Vale lembrar que o surgimento de sua primeira corporação, a “Banda dos Bernardes”, se deu no distante ano de 1815. Tempos depois, em 1852, por iniciativa da família Nascimento, passou a contar também com a renomada banda “União Uberabense”, com atuação por quase 60 anos, sendo essa a primeira banda brasileira a importar instrumentos musicais da Europa.

Tamanho prestígio e importância não passou desapercebido quando da passagem das tropas militares imperiais por nossa cidade, por ocasião da Guerra do Paraguai. E foi exatamente graças a esse reconhecimento que a banda uberabense do maestro Francisco Gonçalves Moreira teria sido

Fotos: banda de música e soldados desconhecidos participantes da
 Guerra do Paraguai (acervo Google imagens)

Contratada para acompanhar as forças que marchavam com destino ao Mato Grosso.Entretanto, uma hilária e cômica situação se deu quando as tropas se aproximaram do palco dos conflitos, os integrantes da gloriosa corporação musical debandaram em campanha.

Só não sei como o fizeram, se através de uma retirada estratégica, de fininho, ou de uma em verdadeira e furiosa debandada histórica, pois fico a imaginar a grande dificuldade de portar tubas ao vento e pesados bumbos em desabalada carreira.

Essa e outras interessantes informações você encontra no livro “Pioneiros da História da Música em Uberaba”, de Olga Maria Frange de Oliveira, cujos últimos exemplares ainda podem ser encontrados na livraria Papel Cartaz.
Moacir Silveira


História de Uberaba