sábado, 15 de junho de 2019

PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS MARQUES

Triste fim de semana teremos. Faleceu o querido amigo Professor Antônio Carlos Marques. Iniciamos a nossa amizade no início da década de setenta e a conservamos até hoje. A cultura sente um baque e nós seus defensores mergulhamos na tristeza. Toda a trajetória de Antônio Carlos é pontilhada de feitos, gestões e realizações que tiveram como foco a cultura em todos os seus seguimentos. Não há um movimento sociocultural em Uberaba ocorrido nos últimos 40 anos em que ele estivesse ausente. Sempre esteve presente! E estará presente...

 Professor Antônio Carlos Marques. Foto/Reprodução.
Antônio Carlos Marques deixa indeléveis marcas na vida de Uberaba. Nossa história não poderá ser escrita sem o seu nome, em face da sua dedicação às causas sociais, defesa das minorias, zelo pelo patrimônio histórico, apreço pelas artes em todos os sentidos, valorização do folclore, amor desmedido pelo que fazia enquanto integrante e depois presidente da Fundação Cultural de Uberaba. E ainda o cultivo à simplicidade sem obstinação pelo cargo; tudo isso e muito mais sem perder a ternura. É difícil pontuar um a um os seus inúmeros feitos. 

Perdemos um amigo diferenciado. Combateu diariamente no bom combate. Foi vencido, mas o seu exemplo ficará para sempre entre nós e servirá de referência aos que lutam pela causa nobre que é a cultura. 

A seus familiares e integrantes da Fundação Cultural expressamos os nossos pêsames e saibam; a tristeza que hoje sentem é também nossa. 

João Euripedes Sabino.
Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro-Uberaba/MG/Brasil.






Cidade de Uberaba