sábado, 15 de junho de 2019

Luto na Cultura: Uberaba perde o presidente da Fundação Cultural de Uberaba

Morreu, na tarde deste sábado (15), em Uberaba, o presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques.

Antônio Carlos estava internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde a última quarta-feira, dia 12. Ele ficou coma induzido, após uma alteração na quantidade de potássio no sangue, que, elevada, provocou o mal-estar.

Presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques. Foto: Fundação Cultural.
Professor há quase 40 anos, Antônio Carlos Marques era jornalista, licenciado em Artes Plásticas e Arte Educação, ministrou cursos, palestras e oficinas nas áreas de teatro, folclore, cultura popular e história da Música Popular Brasileira, sendo conhecido no meio cultural de Uberaba, além de ser referência em cultura afro-brasileira.

Antonio Carlos deixa a esposa Elita de Fátima Ribela e as Thalita Ribela Almeida, Thaiana Ribela Almeida e Thaynara Ribela Marques.

O velório será realizado, na sede da Fundação Cultural de Uberaba, na praça Rui Barbosa, 356, previsão de chegada do corpo é após as 23 horas.

=================================

Posse de Antônio Carlos Marques
 como presidente da Fundação Cultural de Uberaba.

Dezenas de pessoas compareceram à Casa da Cultura, na terça-feira (16/08), para prestigiar a posse do novo presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), o professor Antonio Carlos Marques. O funcionário público foi homenageado com apresentações especiais da cantora Janice Lopes e da Orquestra Viola de Ouro de Uberaba.

A Orquestra Viola de Ouro de Uberaba, criada a partir das aulas da Escola de Viola Gaspar Correia e mantida pela Fundação Cultural, mostrou o poder da viola com dedilhados impecáveis de seus componentes. O grupo tocou clássicos do sertanejo raiz, como ‘Amargurado’, ‘Meu reino encantado’ e ‘Tocando em frente’. Os alunos foram regidos pelo professor José Nicodemos. 

A cancioneira Janice Lopes também evidenciou seu talento no evento. Com força e atitude, ela interpretou o ‘Cantos das três raças’, eternizado por Clara Nunes. Todo o público interagiu com a interpretação e também participou da cantoria. A bela voz emocionou o novo presidente. ANTONIO CARLOS MARQUES

Antonio Carlos Marques é formado em Artes Plásticas e Jornalismo e Pós Graduado em Lato-Sensu (Educação). Já deu aulas em diversas instituições de ensino de Uberaba e foi professor universitário na Faculdade de Ensino de Uberaba – FEU.

É funcionário público municipal e trabalha há anos como diretor na Fundação Cultural de Uberaba sendo um dos seus fundadores. Na FCU, trabalha com folias de reis, congadas e moçambiques. Também é conselheiro do Conphau, onde trabalha para a preservação do patrimônio histórico da cidade. A matéria é de responsabilidade da jornalista Isabel Minaré. O arquivo faz parte do acervo da Associação Cultural Casa do Folclore e foi postado no dia 03 de outubro de 2016. 


Instagram: instagram.com/uberaba_em_fotos

Fanpage: https://www.facebook.com/UberabaemFotos/


Cidade de Uberaba