sexta-feira, 11 de setembro de 2020

SENTIDAS PERDAS

Oi, turma !( Aonde a vaca vai, o boi vai atrás...)

A galeria dos homens de bem da santa terrinha, a nossa amada Uberaba, está aos poucos, sendo desfalcada. Daniel Fabre, Fued Hueb, Abrãozinho Árabe e ontem, Urbano Salomão. Isso, em menos de 30 dias. Ao quarteto, a terrinha muito deve. No comércio, indústria, serviços, comunicação, foram baluartes e ousaram encarar dificuldades à enaltecer o crescimento e progresso da cidade que tanto amavam. Enfrentaram lutas e batalhas homéricas. Obstáculos quase intransponíveis; escalaram montanhas íngremes, passaram por lamaçais jamais vistos; percorreram estradas esburacadas; lutaram, brava e destemidamente, contra injustiças sociais; foram vencedores de disputas desiguais.

Seus familiares e amigos, podem se orgulhar dessa plêiade de homens que não se abateram diante das dificuldades que o dia a dia se nos impõe. Sempre empunharam a bandeira gloriosa de Uberaba. Os que se postavam contra ela, desfilavam de peito aberto, quem ousasse vilipendia-la. Homens de têmpera ! Valentes! Nunca fugiram à luta ! Uberaba, vai sentir, com muita saudade, suas eternas ausências. Abre-se um vazio na sociedade produtiva local.

Daniel Fabre, na sua simplicidade, foi um batalhador incansável , sempre agindo com destemor, à causa do associativismo de resultados. Que o diga o edificante CDL. Alí, foi onipresente. Fued Hueb, herdou da família, o esforço pelo trabalho. No velho armazém e depois na comunicação, deixou sua marca operosa; legado que passou aos filhos. Abrãozinho Árabe, quer nas causas sociais, comerciais e esportivas, era um “leão” (com a permissão da expressão de Lions Clube, uma bandeira que sempre defendeu) autêntico. Mostrava suas “garras” quando tentavam prejudicar os interesses de Uberaba.

Ontem, Uberaba, sepultou Urbano Salomão. Modelo de empreendedorismo, sempre ativo, deixou uma carreta de realizações na santa terrinha. Prá dizer a verdade, de forma indelével, foi um dos que modificaram e transformaram a plástica urbanística da terrinha. Sobrepujou barreiras. Enfrentou injustiças de concorrentes e olha que não foram poucas ! Nada o fez atemorizar! Era um forte, apesar de humilde. Vácuo irreparável e irrecuperável.

Mãos limpas, Abrãozinho, Fued, Daniel e Urbano, levaram vida singela. Sem ostentação. Trabalharam de sol a sol; com chuva ou sem chuva; noite e dia. Dedicados a cidade, amigos aos milhares, jamais foram seduzidos pelo “canto da sereia” da política. Bem que tentaram desvirtuar seus caminhos e objetivos. Acenaram-lhes com as mais mirabolantes propostas. O caráter, a conduta ilibada, cidadania e bons costumes herdados das famílias, não foram suficientes para que mudassem a “ rota” da seriedade, honestidade e trabalho.

Preferiram optar pela labuta diária, fora da política. Pertencem a galeria dos empresários bem sucedidos e que não foram “ picados pelo mosquito tzé-tzé”, comum entre os políticos. Porém, vão figurar na “galeria de honra” dos uberabenses autênticos e que amaram a cidade!
Grato pela leitura e receba o fraterno abraço do “ Marquez do Cassu"