sexta-feira, 11 de setembro de 2020

POSSE NA ACADEMIA DE LETRAS TRIÂNGULO MINEIRO

Oi, turma!(A felicidade é quase nada..)

Com a simplicidade que o momento exige, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), pelo seu Presidente João Eurípedes Sabino, deu posse aos dois novos acadêmicos eleitos em janeiro deste ano. A pandemia que assolou o universo , não permitiu que o evento tivesse o público desejado e ansiosamente aguardado pelos familiares e amigos dos eleitos. Passados seis meses, ouvidos os demais acadêmicos, o presidente Sabino, usando das atribuições que o Estatuto da ALTM lhe confere, colocou o “pelerini” em Ani de Souza Arantes, na cadeira número 4, que pertenceu ao saudoso Thomaz de Aquino Prata, o nosso imortal e querido Padre Prata, uma das mais fulgurantes personalidades da Igreja Católica e expoente da cultura estadual.

Luiz Gonzaga Oliveira- Foto/Divulgaçao.

A mim me coube ocupar a cadeira número 15, onde teve assento a maiúscula figura do Doutor Luiz Manoel da Costa Filho, juiz de Direito aposentado, autor consagrado de livros de Direito e um apaixonado pela solução do problema do menor abandonado. Mineiro da zona da Mata, veio para Uberaba em 1971, depois de uma breve passagem por Coromandel; mostrando sua veia artística, fez fraterna amizade com Gerson Coutinho, que o Brasil reverencia , até hoje , com o apelido de “Goyá”.Com ele, compôs músicas belíssimas do cancioneiro sertanejo brasileiro.

Luiz Gonzaga Oliveira- Foto/Divulgaçao.

O professor Emérito Luiz Manoel , lecionou anos a fio na Universidade de Uberaba e foi também um dos fundadores da Universidade Federal de Roraima. Em Uberaba, dedicou especial carinho à causa do menor e um dos restruturadores do PROBEM, transformando-o em COMBEM, que prestou inestimáveis serviços sociais à juventude da santa terrinha. Com muito respeito e orgulho , vou ocupar a cadeira 15 que lhe pertenceu e não espero decepcionar. À ALTM, doutos acadêmicos que a ela pertencem, os meus agradecimentos pela escolha do nome desse humilde e modesto trabalhador das letras. Que Deus na sua infinita bondade, me dê luz, trabalho, perseverança e amor e poder ser útil à comunidade onde vivo.

(Luiz Gonzaga Oliveira)