terça-feira, 15 de setembro de 2020

19 de julho de 1967 - Morre Luz Del Fuego, assassinada aos 50 anos, na Ilha do Sol, em São Gonçalo (RJ)

A dançarina Luz del Fuego (cognome que remetia a um batom muito conhecido na época), cujo nome verdadeiro era Dora Vivacqua (1917-1967), natural do Espírito Santo que viveu em Minas Gerais e se estabeleceu no Rio de Janeiro, tornou-se figura emblemática do teatro de revista e de diversos circos: ela dançava contracenando com uma jiboia.

Apesar do controle da família, que chegou a interná-la em hospital psiquiátrico por dois meses, Luz del Fuego prosseguiu sua trajetória de liberdade sexual e causou escândalo quando apareceu nua na Praia de Copacabana, numa estratégia para divulgar seu nome.

Com o intento de fundar o Partido Naturista, fez comícios seminua e foi processada várias vezes por atentado ao pudor. Publicou dois livros para divulgar suas ideias ("A verdade nua" foi um deles), vivia acompanhada de homossexuais que se travestiam no palco e teve casos amorosos com homens capazes de sustentar sua companhia teatral e um futuro projeto de uma colônia de nudismo. Políticos, banqueiros, ministros, fazendeiros, industriais,etc. tinham sua propostas analisadas por ela, que só aceitava as mais vantajosas financeiramente. Ela anotava com zelo os detalhes de suas relações com os amantes, muitas vezes praticadas a contragosto e incluía outras informações que posteriormente poderiam ser-lhe úteis.

Assim relatou Cristina Agostinho, uma de suas biografias, em "Luz del Fuego: a bailarina do povo":
"Não foram poucas as circunstâncias de difícil digestão que ela se viu obrigada a engolir. Algumas até divertidas, como a de um fazendeiro de Uberaba que não tirava o chapéu e as botas nem na cama e que a entediava com uma lengalenga sobre bois, vacas paridas e bezerros. Ou o industrial paulista que na hora do gozo gritava: 'Petrópolis, Petrópolis!'. Outros tantos se masturbavam enquanto ela dançava com as cobras. Houve um político, conhecido pela pose empertigada e pela fama de conquistador inveterado que, no final das contas, não passava de um 'mole', comprazendo-se em ser açoitado com um chicote de cabo folheado a ouro. E as taras sexuais não paravam aí. Um casal milionário, assíduo nas colunas sociais de Jacinto Thormes, pagou uma volumosa quantia à Luz para que ela presenciasse o marido trepando com uma bicha, enquanto a mulher deleitava-se com a cena".

Luz del Fuego manteve por três anos um caso com um banqueiro casado, de meia-idade, que lhe deu de presente uma mansão na avenida Niemeyer com todo o mobiliário importado. Conseguiu por fim realizar seu sonho de criar uma colônia de nudismo, que foi chamada Ilha do Sol, cuja melhor fase foi o período de 1956 a 1961. Teve casos amorosos também com pessoas simples que a ajudavam na ilha. Desentendeu-se com pescadores que rondavam sua propriedade e foi assassinada, em 1967, por dois deles, um dos quais afirmou, com forte carga de ressentimento: “Aquela puta preferiu me escorraçar a receber os meus carinhos”.


Luz Del Fuego


Embora repudiada pelos mais conservadores, que a consideravam "uma ameaça aos bons costumes", Luz del Fuego atraía enorme público para os seus espetáculos e tornou-se uma das vedetes mais conhecidas dos anos 1950 no Brasil, tendo sido contratada, inclusive, para excursionar pelo exterior.
No final dos anos 1940, começou a expor os seus ideais existencialistas, naturistas, em defesa dos direitos da mulher e da liberdade de expressão, e em combate aos preconceitos sociais.

Acabou tornando-se pioneira na implementação do naturismo no Brasil entre os anos 1940 e 1950, tendo sido a fundadora do primeiro reduto naturista da América Latina e a primeira nudista brasileira.
Um de seus livros, "A Verdade Nua", foi censurado pelas autoridades brasileiras conservadoras, que logo trataram de eliminar quaisquer sinais da publicação nas livrarias, e a obra passou, então, a ser comercializada somente por reembolso postal. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas seria utilizado para a fundação do reduto naturalista que Luz del Fuego tanto almejava.

Na primeira metade dos anos 1950, a atriz obteve uma autorização da Marinha do Brasil para viver na ilha Tapuama de Dentro, que possui mais de oito mil metros quadrados, e a rebatizou de Ilha do Sol. Lá, fundou o Clube Naturalista Brasileiro, em 1951, o primeiro do gênero na América Latina e sobre o qual mantinha rígido controle, não permitindo a entrada de bebidas alcoólicas, proferir palavras de baixo calão nem a prática de relações sexuais na colônia, distinguindo nitidamente naturalismo de libertinagem. Também não era permitida a entrada de menores de idade e, caso uma pessoa fosse comprometida, o parceiro tinha de estar ciente de sua visita à ilha.

Dora promovia a prática de atividades esportivas, como vôlei, banhos de sol e mar, e exibia aos presentes peças teatrais e filmes — em geral, documentários sobre as colônias nudistas europeias. Pela iniciativa, recebeu uma carta dos organizadores da Confederação Nudista da América do Norte, em 1952, parabenizando-a.


A Ilha do Sol não foi incluída na lista dos roteiros turísticos do Rio de Janeiro, mas tornou-se extremamente popular e atraiu, inclusive, personalidades do cinema americano, como Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve McQueen.


Em outubro de 1965, Dora queixou-se à polícia da visita de malfeitores à Ilha do Sol. Nela embarcaram os irmãos pescadores Alfredo Teixeira Dias e Mozart "Gaguinho" em busca de fortuna. Meses depois, del Fuego dirigiu-se novamente às autoridades e denunciou-os pela prática de ações criminosas na região, inclusive pelo assassinato de um outro pescador, tendo informado à polícia o local onde Alfredo estava homiziado.


Na noite de 19 de julho de 1967, uma quarta-feira, Alfredo convocou o irmão para ir à Ilha do Sol para conversar com Dora, porém, revelou durante o percurso que a pretendia assassinar para vingar-se da artista.


Quando a dupla chegou à Ilha, os cães da dançarina fizeram alarde e ela apareceu em seguida, portando um revólver. Alfredo, então, disse-lhe que a embarcação por ela utilizada para transporte estava sendo furtada e convenceu-a a ir com ele atrás dos "criminosos". Ao se afastarem da ilha, ele desferiu-lhe violento golpe na região da cabeça, que a fez cair. Em seguida, abriu-lhe o abdome com golpes de arma branca.

Os dois criminosos retornaram à ilha, onde encontraram o caseiro Edigar Lira e com ele fizeram o mesmo.

Alfredo e Mozart, então, amarraram os corpos a pedras, lançaram-nos ao mar e depois retornaram à ilha para saquear a residência da vítima.

Os corpos de del Fuego e de Edigar foram encontrados apenas em 2 de agosto.

FONTES:
1. "Entre a Luxúria e o Pudor - A História do Sexo no Brasil" - por Paulo Sérgio do Carmo.
2. Wikipédia
Vídeo: filme raro mostrando Luz Del Fuego em 1949, apresentando sua dança com a cobra. Matéria veiculada na Rede Globo, em 1981.