terça-feira, 15 de setembro de 2020

Carisma

Toda cidade tem os seus personagens que se tornam referência para parte da população. São figuras ímpares, alguns engraçados, outros nem tanto. São homens e mulheres com manias estranhas, carisma, inteligência peculiar, enfim, de pessoas que se destacam na sociedade que vivem. Desde os folclóricos personagem que perambulam pelas ruas, até os homens das letras e dos gabinetes. Todos são feito borboletas a enfeitarem os jardins da nossa existência.

Personagem

Lembro bem, pois convivi por mais de 30 anos, do japonês da Tristão de Castro. Yashushi Kikuchi, o saudoso Yassu. Figura impar, pescador dedicado. Ficava lá em sua mesa “especial” tomando sua cervejinha e enrolando salgados. Poucos podiam sentar-se com ele. Algumas vezes tive o privilégio. Em seu bar borbulhavam as discussões políticas, jovens e não tão jovens discutiam os rumos do país e as ideias que surgiam com a redemocratização.


Bar do Yassu - Foto do Acervo pessoal da família.



Yashushi Kikuchi - Foto do Acervo pessoal da família


Cochinha do Yassu - Foto do Autor.

Cochinhas

Mal sabem os cochinhas que os melhores movimentos progressistas pró-redemocratização do país surgiram naquele ambiente. Jovens que ali se aglutinavam deram origem a militância de qualidade na cultura, teatro, jornalismo, movimento estudantil e partidos políticos progressistas. Fora militares assassinos! Anistia ampla geral e irrestrita! Nem Maluf, nem Tancredo, Diretas já! E as cômicas, Presidente quem bebe é a gente! Enfim, a lanchonete da Tristão famosa por suas cochinhas temperou a cidadania no início dos anos 80.

(Marco Túlio de Oliveira Reis)