terça-feira, 28 de abril de 2020

Verdade verdadeira (*)

E a luta contra o Coronavírus continua em todos os quadrantes da terra! Cada um a seu modo tem dado sua cota de sacrifício para vermos tombado esse microrganismo, tão letal à espécie humana. Estou fazendo a minha parte mesmo recolhido ao grupo de risco marcado pelos janeiros. Alinhavar estas palavras faz parte do trabalho que me permite chegar a lugares onde o vírus não vai; no coração das pessoas.

Não devemos pagar o preço para ver o resultado da imprudência. Se nos aconselham o uso dos equipamentos de proteção individual, por que não usá-los e darmos o exemplo aos que fazem pouco dessa necessidade? Estamos num jogo em que ganhar ou perder envolve a todos indistintamente.

Ouvi por via rádio, os reclamos de uma integrante do Circo Khronos, então montado no interior do Parque de Exposições Fernando Costa, aqui em Uberaba. Estão lá 56 pessoas, dentre as quais, 16 são crianças que; além de viajar como nômades, agora enfrentam o drama de não poder bater em retirada por falta de recursos. As necessidades fecham o cerco e, tentando exercer a nossa marca de uberabense, fui levar a eles a minha solidariedade alimentícia. De carro fechado, usando boné, luvas e máscara, adentrei-me à noite ao recinto do parque, escoltado por uma moto vigilante.No local, mantendo segura distância, os circenses retiraram do carro a minha modesta ajuda. Distanciamento estranho para mim que sempre cultivei o hábito de apertar a mão do meu semelhante. Sei que você uberabense, fará a sua parte também!

Saí feliz por ter exercido o bem, mas entristecido diante do fato de que; depois de ininterruptos 78 anos, nossa Associação Brasileira dos Criadores de Zebu não realizará o tão sonhado evento de 2020. Tudo por precaução diante do avanço do Coronavírus. Decisão acertada do presidente Rivaldo Machado Borges Júnior e sua diretoria.

Enquanto isso, os prudentes e imprudentes seguem por caminhos inversos e paralelos. Uns obedecem à risca os protocolos preventivos e outros subestimam a força do bichinho invisível a olho nu que, uma vez instalado, faz estragos. Não lamentemos depois sem ter um ombro amigo!

Segui dois grandes jornais paulistas na última semana. Em todas as edições, mais de 90% delas continham notícias sobre o Coronavírus e, percentual maior, ficou por conta das redes de televisão. Queira Deus que, passada a pandemia, a realidade não nos traga outra verdade: a verdade verdadeira.

(*)- João Eurípedes Sabino - Uberaba/MG/Brasil.

Cidade de Uberaba