sexta-feira, 20 de julho de 2018

A história de Sacramento no Triângulo Mineiro

De acordo com o historiador, Amir Salomão, a cidade foi fundada no dia 24 de agosto de 1820 pelo vigário do desemboque, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, após receber terras dos pais dele. Na Ata de Fundação consta que o desejo dele é que Sacramento tivesse a finalidade específica de ser um lugar de espiritualidade e fosse um “pasto espiritual” do antigo Sertão. Por isso, ele nomeou-a de Santíssimo Sacramento. 

Amir contou que em 1848, quando Sacramento ainda era um pequeno arraial, o Papa Pio IX concedeu à Capela do Santíssimo Sacramento a indulgência especial que, na época, era concedida somente às grandes basílicas da Europa e da Terra Santa. Foi assim que firmou o desejo de Cônego, de que o lugar fosse um lugar especial de espiritualidade. 

Vila do Santíssimo Sacramento

Segundo o historiador, a Vila do Santíssimo Sacramento foi instalada no dia 6 de novembro de 1871 e o lugar se tornou cidade com o nome de Cidade Do Santíssimo Sacramento, em 1876, mantendo esse nome até a reforma federativa de 1911. 

Amir explicou que hoje a população de Sacramento é de 26 mil habitantes, sendo 19 mil eleitores. A cidade conta com infraestrutura básica como água, luz, esgoto e pavimentação. 

Como pontos turísticos, Sacramento oferece a Gruta dos Palhares, o Parque Nacional da Serra da Canastra, o povoado de Desemboque, o Colégio Allan Kardec, a Matriz do Santíssimo Sacramento, Museu Histórico e Usina Cajuru. 

Vídeo: Produzido pela Prefeitura Municipal de Sacramento e divulgado em evento em São Paulo, na Casa Mineira.

Postado por: Ercílio Ramos Cavallaro

Publicado em 23 de nov de 2011


Cidade de Uberaba