domingo, 15 de janeiro de 2017

QUEM FOI FIDÉLIS REIS

Quem foi Fidélis Reis 


“Fidélis Reis nasceu em Uberaba e era filho de Fidélis Reis e Escolástica Reis Gonçalves.


Graduado em Agronomia pelo Instituto de Uberaba, Fidélis é considerado um dos responsáveis pela prosperidade do município.


Ninguém, mais do que ele, amou esta terra. Durante toda a sua vida, ininterruptamente, trabalhou em extraordinário devotamento, pela grandeza de sua querida Uberaba.


Com que carinho ele se referia, em seus artigos e em suas palestras, às nossas paisagens, aos nossos horizontes, às nossas tradições.


Entregou-se a Uberaba, numa doação total, integral, completa.


[…] Não poupou esforços para conseguir, junto ao governo federal, a edificação do Palácio do Departamento Regional dos Correios e Telégrafos.


Na área educacional, foi um dos idealizadores e presidente da comissão para a construção do Liceu de Artes e Ofícios, atualmente, SENAI e – de acordo com historiadores – quase tudo que se fez no Brasil relacionado ao desenvolvimento do Ensino Técnico deve-se a sua luta por esse tipo de educação.


[…] A sua campanha pertinaz, decisiva, inflexível, pelo ensino técnico-profissional, em nossa pátria, há de imortalizá-lo nas páginas da história da nossa civilização.


Foi o pioneiro corajoso, firme, intrépido, que se dispôs a todos os sacrifícios, pela redenção de nossa mocidade.

[…] Ele sustentava que o mundo está passando por um processo de profunda transformação e o que vemos é a preponderância decisiva dos povos e nações que mais se enriqueceram e melhor se aparelharam para vencer no campo da produção.

E quantas outras realizações suas estão aí, a beneficiar os brasileiros e os uberabenses, a contribuir para o nosso engrandecimento e para as mais nobres conquistas da nossa civilização.[…] Deputado Estadual e Deputado Federal; antigo presidente da Sociedade Mineira de Agricultura, professor, sociólogo, jornalista dos mais ilustres, autor de vários livros que enaltecem a nossa cultura; fundador da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro; construtor do conjunto de edifícios onde se instalou o SENAI; criador do Banco do Triângulo Mineiro; Presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberaba e construtor do prédio do Comércio e da Indústria; um dos fundadores da Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais, Fidélis Reis foi um homem de extraordinário e excepcional valor, que veio ao mundo com a vocação de ser útil aos seus semelhantes.

[…] Além de ter artigos publicados em jornais locais da época, foi autor das obras: País a Organizar, Política Econômica, Ensino Técnico Profissional, Homens e Problemas do Brasil e Problemas Emigratórios.


[…] Propunha medidas, sugeria providências, indicava diretrizes para o estímulo do progresso, para o aumento da fortuna coletiva, para a elevação do nível de vida do povo brasileiro, para a conquista do bem-estar, da felicidade, da alegria de viver. E, como Goethe, ele viveu, afirmando por suas ações, pelos seus trabalhos, pela integridade do seu caráter e pela generosidade de seu coração:


– ‘Cumprirei o meu destino, custe o que custar’. 

O seu destino foi o de ser bom, o de ser útil. E ele o cumpriu, gloriosamente.” 

Fidélis Reis faleceu em março de 1962. 


(MENDONÇA, 1974 e 1962)


Cidade de Uberaba