quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES – REFEITÓRIO

Refeitório das alunas internas do Colégio Nossa Senhora das Dores



Década de 1940/50


A Capela do Colégio Nossa Senhora das Dores teve sua construção iniciada em 1926, com projeto do Padre Everard, também engenheiro e arquiteto. As obras estiveram a cargo do italiano Santos Guido. Em 1929, o construtor foi substituído pelo Sr. Carlos Biela. Concluída em novembro de 1930, a capela prosseguiu recebendo trabalhos de ornamentação nos anos seguintes. Em 1937, foram finalizados os trabalhos do teto da capela e da sacristia.

A capela identifica-se estilisticamente com o neoromânico de inspiração francesa. Como no caso de São Domingos, o material usado foi a tapiocanga, sem revestimento, o que contribue para criar o clima dos modelos de inspiração europeia. Na fachada, a torre única, as empenas ‘apontadas’, as rosáceas, o telhado bastante inclinado, são indicadores dos estilemas adotados.

Com planta em cruz latina, apresenta altar-mor em um braço e coro em outro, com a mesma profundidade. A capela-mor possui três pares de tribunas sobre arcadas de colunas duplas. Arco cruzeiro duplo, com dois pares de tribunas intercaladas.

O coro é sustentado por quadro pilastras. Dois altares laterais estão colocados nos braços, de menor profundidade, da cruz. O piso é em ladrilhos hidráulicos e o teto abobadado de ‘meia cana’ com decoração em quadros, com motivo central e aplique.” (IEPHA/MG, 1988).


Foto: Autoria desconhecida


Acervo: Arquivo Público de Uberaba


Fanpage: https://www.facebook.com/UberabaemFotos/

Instagram: instagram.com/uberaba_em_fotos


Cidade de Uberaba