quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

*Secult recebe representantes do Geoparque para tratar sobre evento da chancela*

Na tarde desta quarta-feira (24), representantes das instituições signatárias do Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes participaram de agenda na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), em Belo Horizonte. O grupo foi recebido pelo subsecretário da Secult, Igor Arci Gomes. O intuito da reunião foi alinhar o evento de anúncio da chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Representando a Prefeitura de Uberaba participaram a chefe do Executivo, Elisa Araújo, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e o chefe de Gabinete, Caio Presotto. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi representada pelo diretor de Pecuária Leiteira, Rodrigo Simões; já a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), pelo pró-reitor de Extensão Universitária, Helder Barbosa Paolini e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo analista Marcius Mendes. Também esteve presente a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato.

O anúncio oficial da chancela do Aspirante Geoparque Uberaba está previsto para a segunda quinzena de março deste ano. Nesse sentido, a Secult, junto ao Município e às instituições signatárias, trabalha para promover um evento de comemoração do título, que trará visibilidade não só para Uberaba, como para o Estado e o país. 

“A perspectiva é de que a chancela do Geoparque deva ocorrer no final de março. Por isso, viemos tratar da organização para esse dia, da forma que iremos fazer a divulgação e o evento. A reunião foi ótima, traçamos algumas estratégias e vamos prosseguir no planejamento", explicou Rui Ramos. Ainda conforme o secretário, está prevista uma videoconferência para a próxima semana, para dar andamento ao assunto.

*Secretaria Especial de Comunicação*