quinta-feira, 9 de novembro de 2023

UMA FOTO HISTÓRICA, DOIS GRANDES FOTÓGRAFOS E UM MEMORIALISTA

Essa foto de um grupo de indígenas do povo Bororo é bastante conhecida. Ela foi feita em Rio Verde, estado de Goiás, em 1894. Um negativo de vidro da imagem foi encontrado nos arquivos do fotógrafo carioca MARC FERREZ (1843-1923), um dos mais renomados mestres da fotografia brasileira no final do século 19 e início do século 20. Por isso, durante muitos anos, atribuiu-se a Ferrez a autoria desse registro, que faz parte da Coleção Gilberto Ferrez, hoje sob guarda do IMS - Instituto Moreira Sales.

A foto de 1894, reproduzida a partir do negativo em poder do IMS, publicada no site da Brasiliana Fotográfica.

(A foto original, sem a supressão de nudez exigida pelo puritanismo do Facebook, está nesse link.


Nos anos 1990, o jornalista e agitador cultural uberabense Jorge Henrique Prata Soares, conhecido como PRATINHA (1944-2010), abriu um debate sobre a autoria da foto, ao encontrar outro negativo da mesma imagem nos arquivos do seu bisavô, JOSÉ SEVERINO SOARES. Retratista premiado, “JUCA” SEVERINO foi um dos pioneiros da fotografia na nossa cidade nas últimas décadas do século 19 (há diversas imagens feitas por ele aqui na página do Uberaba em Fotos). Mas Severino também trabalhou como dentista prático e como comerciante de sal e, por isso, tinha o costume de viajar pelo Triângulo Mineiro e pelo sul de Goiás. Pratinha foi idealizador, pesquisador e entusiasta de um livro sobre a obra de seu bisavô, que foi lançado (numa edição de tiragem limitada) após a sua morte, em 2014.
Os três personagens: Marc Ferrez, Juca Severino e Borges Sampaio (fotografado por Severino em 1889)

O acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro também possui uma copia em papel dessa imagem do Bororos, atribuída a Juca Severino. E as discussões sobre a real autoria do registro perduraram por alguns anos. Cabe esclarecer que, na época em que a foto foi feita, ainda não estava consolidado o conceito de “direitos de autor” ou “copyright” em relação à fotografia. Era comum que fotógrafos trocassem ou comercializassem seus negativos, e muitas dessas imagens eram reproduzidas sem que houvesse grande preocupação em creditar os autores.

A reproducão das imagens no livro "Agents of Transculturation",
 publicado em 2013, quando ainda havia dúvida sobre a autoria da foto.

A primeira nota no Jornal do Comércio, publicada no dia 11 de janeiro de 1895.

https://ims.com.br/cadernos-de-marc-ferrez/maquinas-e-acessorios-para-fotografia/

Recentemente, encontrei mais informações sobre as condições em que foi tirada essa foto, graças ao trabalho de outro personagem gigantesco e multifacetado da história uberabense: o agente do correio, farmacêutico, advogado, promotor, coronel da Guarda Nacional, jornalista e memorialista ANTÔNIO BORGES SAMPAIO (1827-1908). Nascido em Portugal e naturalizado brasileiro, Borges Sampaio estabeleceu-se em Uberaba em 1844 e foi, por várias décadas, correspondente local do Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro.

A segunda nota no Jornal do Comércio, publicada no dia 12 de janeiro de 1895.


Sampaio foi amigo e cliente de Severino, a quem encomendou a produção de inúmeras fotos da nossa cidade, algumas das quais foram enviadas à imprensa das capitais e aos institutos históricos e geográficos do Brasil e de Minas Gerais. Nos dias 11, 12 e 18 de janeiro de 1895, o Jornal do Comércio publicou três notas onde a história da foto é contada em detalhes.

(André Borges Lopes)


Cidade de Uberaba