quinta-feira, 16 de março de 2023

Foto aérea mostrando a Igreja de São Domingos e a Casa do Rosário em 1935.

Mais uma foto aérea de Uberaba, essa tirada no dia 5 de junho de 1935. No centro da imagem está a Igreja de São Domingos e a Casa do Rosário. Mais ao fundo, isolada no morro e em estado precário de conservação, a igrejinha de Santa Rita. Ela só seria tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1937, e uma restauração foi feita em 1940.
À direita, o Mercado Municipal e, bem no canto superior direito, um pedaço do Colégio Nossa Senhora das Dores e sua capela, na época recém construída.

Reparem que, nessa data, ainda não havia sido erguido o Hospital da Criança. Mas, poucos meses depois, começaria a funcionar, nesse casarão em forma de "L" ao pé da foto (na esquina das ruas Segismundo Mendes e Lauro Borges, hoje desocupado e aguardando uma improvável restauração) a chamada "Casa da Criança", que seria o embrião do futuro hospital, inaugurado em 1947.

Foto do Correio Aéreo Militar, no acervo da Brasiliana Fotográfica.

(Clique na foto para ampliar e na tecla "Esc" para voltar ao normal)

Também ainda não havia a Avenida Leopoldino de Oliveira no trecho entre a Rua Segismundo Mendes e a praça do Mercado (as obras foram iniciadas em 1938). No extremo esquerdo da foto, um pouco para trás da Igreja de Santa Rita, o casarão que nos mostra suas janelas laterais, é a antiga residência do Coronel Raymundo Soares de Azevedo. Inaugurado em 1914, é hoje a sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

(André Borges Lopes)