domingo, 20 de junho de 2021

POETAS DO TRIGO

“Os poetas com a pureza que têm n’alma, sempre são chamados a expressar seus versos  nos momentos cruciais da humanidade”. Não me lembro qual foi o feliz autor da frase acima, porém que é verdade não tenhamos a menor dúvida.

Foto -  João Eurípedes Sabino.

No dia 17/06/2021, tive a honra de, representando a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, integrar a Comissão Julgadora do Concurso de Poesias “Pão nosso de Cada Dia: POETAS DO TRIGO”, promovido pela Secretaria de Educação de Uberaba/ FIEMG Social e Sindicato das Panificadoras. Concorreram cerca de 120 alunos adolescentes da Rede Municipal de Ensino. 

Quatro concorrentes sagraram-se vencedores! Desnecessário é pontuar que: fica patente o quanto a juventude tem a oferecer nesse momento delicado -pandemia-pelo qual está passando a humanidade.  

Versos extraídos do coração, formam poesias,  rimadas ou não,  que penetram nos arcanos da sensibilidade muito além do alcance da mão... Rimou? Não era esta a intenção. 

Nós os jurados ficamos deslumbrados com o talento dos jovens, ao construírem poesias (autênticas obras de arte), 

que nos levaram às lágrimas. O PÃO, primoroso alimento, foi o foco. Impressionante foi o valor expresso pelos jovens ao trigo, ao pão, ao padeiro, etc., que muitas vezes não lhes damos a importância merecida... 

Que venham outros Concursos!

A Academia apoiará sempre. 

João Eurípedes Sabino. 

Presidente da ALTM. 

Uberaba, 20/06/2021. 

Obs: breve divulgaremos os nomes dos vencedores e seus poemas.