sábado, 14 de setembro de 2019

CIDADE CONTRA CIDADE

Oi, turma!


(Jornalismo é saudade e muita verdade...)


Foi uma noite inesquecível ! Agosto de 1969 ! 50 anos são passados ! Parece que foi ontem ! Uberaba não dormiu naquela noite. O povo grudado na TV., assistia Silvio Santos, no “Cidade Contra Cidade”. Uberaba enfrentava São José do Rio Preto. O “homem do baú”, no Teatro Tupi, da avenida Brigadeiro Luiz Antônio ,realizava um programa em que as cidades que recebiam sinal da saudosa TV-Tupi, mostravam seus valores, personalidades, curiosidades, feitos fantásticos e tudo mais. Era o espetáculo televisivo coqueluche do Brasil. O convite para a terrinha partiu de José Pedro de Freitas, diretor da rádio Tupi e do repórter Saulo Gomes.

As provas mais variadas. Nomes singulares de uberabenses; personalidade ”fora de série”; quadro musical que expressasse o costume da cidade; um filho da terra de expressão nacional e internacional; arrecadação de livros que iriam abastecer escolas municipais que não possuíam bibliotecas; um jovem da terra que, numa redoma de vidro inviolável, acertasse nomes de musicas pelo fone de ouvido, as mais difíceis. Juntaram-se as forças da cidade. João Guido, prefeito, doou toda a logística: ônibus para a torcida e participantes, além das refeições. O 4º.Batalhão, responsável pelo recolhimento e transporte dos livros arrecadados, Raul Jardim, Netinho e Geraldo Barbosa, pela PRE-5, Jorge e Farah Zaidan e este veterano escriba, como apresentador responsável, pela “ 7 Colinas”, responsáveis pela programação.

Ainda com o tempo curto para ensaios, Luiz Rossetti, o melhor conjunto musical da época, encarregou-se do primeiro quadro. Título:- “Uai, o que uai , sô? Uai é uai, uai...” João Cid, como o “caipira”, deu “show”. Helvecinho ,na bateria, Gabriel e Barão, vozes, Urano, violão e Rosseti, no piano e a voz feminina de Ivete. Quadro seguinte: Fernando Braz, que ainda não era Vannucci, respondeu todos os nomes das músicas que lhe foram apresentadas. Depois, ”personalidade mundial ”.Dr.Álvaro Lopes Cançado (Nariz), médico introdutor da medicina esportiva no Brasil e jogador da seleção brasileira de 38, acompanhado da filha médica, psiquiatra, Wania Magon Lopes Cançado. O quadro, recebeu nota 10 dos jurados.

Nomes originais, novo sucesso. Pincal Pedro Nascimento, Atríbulo Quaresma e Deusvelindo Salvenil Cirineu, foram vencedores. Da metade do programa em diante, Silvio Santos, começou a chamar a atenção para o quadro “Fora de série”. Avisava que Chico Xavier, estava nos estúdios e representaria Uberaba ! Praquê! São Paulo ouriçou ! Em minutos, a Brigadeiro Luiz Antônio, foi recebendo gente querendo ver Chico Xavier ! Brasileiros de todos os cantos, chegando aos borbotões! A Policia Militar e Departamento de Trânsito, organizando o trecho . O trânsito, desviado. Gente chegando. De norte, sul, leste, centro, bairros e periferia, tomando conta da avenida. Cálculo da Policia Militar: aproximadamente 15 mil pessoas !

Apoteose! Delírio ! Palmas ! Gritos ! Chico Xavier, entra no palco. Silvio santos, começa a chorar. Eu também. A platéia, de pé, aplaudindo. Silvio e Saulo Gomes, iniciam as perguntas. e Paulo Moura, o maior clarinetista do Brasil, representando Rio Preto, não se conteve. Abraça Chico, demoradamente. Em silêncio, as perguntas. Chico, responde todas. Homossexualismo, disco voador, drogas, família, religião, seres extra-terrestres. Nenhuma sem resposta ! Três e meia da madrugada de 6ª.feira, termina o programa. O público não arreda pé, nem do auditório ,nem da avenida. A multidão, queria ver, de perto, o nosso Francisco Cândido Xavier! Uberaba venceu ! Aqui na terrinha, fogos espocavam por todos os cantos ! Uberaba fora mostrada para todo o Brasil ! No dia seguinte, a grande recepção ! Uberaba recebia seus ídolos e guerreiros que souberam honrar o nome da CIDADE !
A saudade mata a gente... Eram tempos de glória !Abraços do “ Marquez do Cassú “.

Fanpage: https://www.facebook.com/UberabaemFotos/

Instagram: instagram.com/uberaba_em_fotos

Cidade de Uberaba