quinta-feira, 13 de junho de 2019

SILVÉRIO CARTAFINA FILHO

Tive e tenho vários amigos. De cada um deles tenho um fato que cimenta a nossa amizade.

Dr. Silvério Cartafina era prefeito de Uberaba em 1980 e eu, um jovem engenheiro de uma Instituição financeira. Na mira do gerente para sofrer gigantesca injustiça recorri-me ao então prefeito, rogando-lhe a sua intervenção para sustar aquela possível barbárie. 

Ato contínuo Silvério e seu chefe de gabinete Reynildo Chaves Mendes foram pessoalmente em meu local de trabalho e sufocaram o intento do gerente em seu nascedouro. “Se eu não for atendido, encerrarei meus negócios com o seu banco!”, bradou Silvério.

Tudo desfeito graças ao homem que demonstrou a mim a mais profunda amizade. Visou ele o que? Só a amizade.

Quando a notícia do seu passamento me veio, senti o mundo desabar. Silvério não era homem de meias palavras e de decisões vacilantes. Um dia lhe cumprimentei pelo Dia dos Pais estando ele em plena lide na fazenda. Senti a sua emoção pelo meu simples gesto.

Essas palavras revestidas de gratidão são poucas para lhe expressar o que lhe devo desde os seus tempos de médico do SAMDU no início da década de sessenta. 

Uberaba perde um de seus filhou mais ilustres que tanto fez para vê-la onde está. 
Obrigado Dr.Silvério. Se cheguei até aqui é porque suas mãos removeram uma “pedra no meio do meu caminho “.

Meus sentimentos pela sua partida dedico à D. Teresinha, aos filhos e netos. Seus amigos choram em coro nesse momento. 

Uberaba está de luto. 
Sempre estarei pronto para servir a seus descendentes. 
A vida segue e eu a seguirei vivenciando a sua lacuna impreenchível.


João Eurípedes Sabino - Uberaba - Minas Gerais - Brasil.
Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.



============================================


Ele estava com a saúde fragilizada, enfrentando problemas renais, e lutava há anos contra Alzheimer.

Silvério Cartafina foi prefeito em Uberaba entre os anos de 1977 e 1983, tendo seu mandato prorrogado por mais dois anos devido à nova reforma constitucional. Ele foi sucedido no comando do Executivo por Wagner do Nascimento. Entre as principais características de seu governo está a criação de extensos conjuntos habitacionais.

Ele deixa a viúva Therezinha Cartafina, que também trilhou vida pública em Uberaba, filhos e netos, entre eles o deputado federal Franco Cartafina



Silvério, Renatinho, Terezinha.

Silvério Cartafina, ex-prefeito de Uberaba nas décadas de 1970/80, cantando sua música preferida, acompanhado de seu filho na viola, Renatinho e de sua esposa Terezinha. Década de 1980 na Casa do Folclore. Uma voz que se fez ouvir em Uberaba, Minas e em todo recanto político brasileiro, se cala de uma vez, deixando saudades para sua família, amigos, admiradores e toda uma comunidade. (Associação Cultural Casa do Folclore)

O velório será a partir das 07h00 no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, no Bairro Santa Maria e o sepultamento está marcado para 15h no cemitério São João Batista.



Cidade de Uberaba