segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

História do Sanatório Espírita de Uberaba

A idéia de se fundar um hospital espírita em Uberaba, teria nascido de uma sugestão de Eurípedes Barsanulfo a Maria Modesto Cravo em 1918.

Em 1919, Maria Modesto e grande número de médiuns fundaram o Ponto Bezerra de Menezes, à Rua Bernardo Guimarães, 36, ao lado de sua residência, onde funcionava a gráfica de seu pai João Modesto das Santos. A idéia foi levada para os associados do Centro Espírita Uberabense e acatada pelo seu presidente, Prof. João Augusto Chaves.

Em 1926, o presidente do CEU, Henrique von Kruger, nomeou uma comissão para angariar fundos para a construção do Hospital de Dementes, constituída por Adelino de Carvalho, João Augusto Chaves e Leônidas Antônio Rosa.

Em 1927 foi adquirido o terreno e escolhido Henrique Castejon para diretor do Pavilhão de Alienados, a fim de que se levasse adiante a construção do edifício.

 Sanatório Espírita de Uberaba 

Em 1927 foi realizada uma reunião extraordinária, que tinha por fim autorizar a fundação de um pavilhão de alienados, denominado Hospital de Dementes, sob a direção do CEU, sendo nomeada uma comissão: Emerenciano Ferreira Junqueira, presidente; Abdon Alonso y Alonso, vice; Antônio Sebastião da Costa, 1° Tesoureiro; Eliziário Nascimento, 2° Tesoureiro; Ariosto Palombo, Orador; Leônidas Antônio Rosa. 1° Secretário; Henrique von Kruger, 2° Secretário; Henrique Castejon, procurador geral; Anselmo Trezzi, procurador; Servilio Finotti, diretor da obra; Dr. Boulanger Pucci, Diretor Clínico.

As dificuldades financeiras foram enormes até a sua inauguração em 1933. Vale ressaltar que o Projeto Arquitetônico foi obtido por via mediúnica, através de Maria Modesto Cravo.
Terminada a obra, Henrique von Kruger, convidou Dr. Inácio Ferreira, jovem psiquiatra formado em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para ser o primeiro Diretor Clínico. Como enfermeiro-chefe, foi nomeado Manoel Roberto da Silva.

Durante todos esses anos de funcionamento, o Sanatório já atendeu milhares de pacientes, de todo país e propiciou ao Dr. Inácio Ferreira, produzir vários trabalhos científicos, publicados no Brasil e no exterior, nas quais confirma a causalidade espiritual nos sofrimentos mentais.

O Sanatório Espírita de Uberaba, sempre se manteve fiel aos seus princípios, nunca se afastando de seus objetivos para com o tratamento das doenças mentais.

Fonte: Sanatório Espirita de Uberaba


Cidade de Uberaba