domingo, 30 de dezembro de 2018

SAUDADE NÃO TEM IDADE...

O ano de 1972 e o mês de junho, foram marcantes na história de Uberaba. Passados 46 anos e meio, ficam ainda na minha lembrança e de poucos uberabenses mais jovens, laços de dois memoráveis acontecimentos e conquista da santa terrinha: as inaugurações da TV- Uberaba e do até hoje, semi-acabado estádio “João Guido”, apelidado “Uberabão”. A nossa auto estima alcançava píncaros da glória. O ufanismo tomava conta dos nossos amados conterrâneos. Como se não bastasse, a administração Arnaldo Rosa Prata, no dizer dos jornalistas da época, “dava uma nova plástica no centro urbano”, com a cobertura parcial dos córregos que cruzavam a Leopoldino de Oliveira, Fidélis Reis e Guilherme Ferreira. “Fundos de quintal” passaram a ser terrenos ultra valorizados. Edificios começaram a ser “ plantados” ao longo dessas avenidas. Uberaba progredia. O comércio central, crescia. A euforia era geral !

A inauguração da TV-Uberaba, geradora de programação local, foi um marco na comunicação regional. Aguardada com incontida expectativa, o único canal de TV da terrinha, virou “coqueluche”, mostrando os valores da terra. E como surgiram valores esponenciais ! O esporte ganhou tremendo “espaço” com a inauguração , no dia seguinte, 10 de junho, do “Uberabão”, então segundo maior estádio de Minas Gerais. A vinda da seleção brasileira, tri-campeã do mundo, foi mostrada para todo o Brasil, com os profissionais da terrinha trabalhando ! Ataliba Guaritá Neto, os irmãos Farah e Jorge Zaidan, Ramon Rodrigues e esse dinossauro da imprensa local que teima em escrever memórias da terra amada, enquanto vida tiver... Falarei do “ Uberabão” em lembranças futuras...

Volto à TV-Uberaba. O “Jornal do 5”, à noite, com noticias locais e marcante presença de vídeo do sério Constantino Calapodopulus, dava “vida” ao noticiário. Na hora do almoço, o famoso “Factorama”, com o sóbrio e elegante Brígido Bianco. Com ele, as apresentadoras Maria Célia Cicci, Ângela Terra, Adriana Cecilio, Maria Helena Barra e em seguida a bonita Glenda Garbe . Na chefia do jornalismo, a emblemática e inteligente presença de Symphrônio Veiga, belorizontino que casou na terrinha com Regina, filha do saudoso empresário Sauro Bóscolo.

A equipe de repórteres e redatores, fantástica ! Januário Molinero Neto, Paulo Silva, Mauricio de Oliveira, Paulo Nogueira, João Cid e Waldez Gomes. Locutores “ de cabine”, assim chamados, Paulo Sarkis e Alémar Paranhos. Colocando” no ar” a emissora, o pernambucano mais uberabense que conheço, Josafá Dias de Araújo e a auxiliá-lo, o Hamilton. Wanderlei Alves Silva, diretor de TV, José Roberto Araújo, de Operações, Gim, “ Miudinho”, Waguinho e “Alemão”, os “câmera-men”, além dos cinegrafistas Geraldinho, Paulão. Lindomar e Itamar. A confecção dos “slides”, a cargo do Adolfinho, desenhista de primeira. Moacyr Silveira, coordenava essa área que ia da confecção até a exibição do anúncio.

Os “contatos comerciais”, vendedores de propaganda, eram eficientes .Vicente Campos, Miguel Amoni e Anderson Adauto...O cenógrafo, veio de BH:”Zé do Socorro”, competente e um grande auxiliar, “ pau para toda a obra”, dada a sua versatilidade, o Eurico. Sei que muitos nomes estão fora da lista. Motoristas, funcionários do escritório, telefonistas, secretárias, que trabalhavam sob as ordens do Antônio Carlos, gerente e Marco Antônio, departamento comercial. Perdoem-me pela “ nossa falha”.

Só não posso faltar a um tributo de gratidão de toda Uberaba, à elegância e educação do condutor maior dessa plêiade de jovens que fez surgir a TV- Uberaba :- RENE BARSAM, o primeiro Presidente da emissora. Que homem bom ! Que caráter ! Que dignidade ! Que coração magnânimo ! Seriedade absoluta ! RENE BARSAM – Uberaba muito lhe deve !...

Amanhã, relembro a importância da TV- Uberaba para a nossa sagrada terrinha. Tempos que não voltam mais... Abraço com carinho do “ Marquez do Cassú”.


Cidade de Uberaba