segunda-feira, 3 de setembro de 2018

CARTA ABERTA MOTIVADA PELO INCÊNDIO NO MUSEU. NACIONAL

"Academia de Letras é confraria de elite". Infelizmente tal frase é das muitas que, quando não são ditas, são ao menos pensadas por quem desconhece o valor dessas instituições. Tanto é assim que os ditadores ao tomar seus governos impigem suas tiranias sobre os escritores e sacrificam as academias de letras, bibliotecas, museus e instituições congêneres. Muitas das vezes essas hostilidades são dissimuladas pelo desleixo que atravessa os tempos até que muitas dessas Casas de Cultura acabam morrendo por si mesmas. 

O que ocorreu com o imóvel do Museu Nacional/RJ que dia 02/09/2018 ardeu em chamas? Nada mais do que a resposta ao desprezo crônico do qual é vítima de longa data. Salas fechadas há anos por falta de ações preventivas nos da uma ideia conclusiva de como nossas autoridades responsáveis pela cultura, ciência e sabedoria se "lixam" pelos órgãos encarregados de preservarem o passado, o presente e o futuro. 

Museu Histórico Nacional


Especificamente quanto às Academias de Letras, não é raro, aliás, é regra geral vê-las de pires na mão a implorar medidas e recursos de órgãos públicos que postergam ao extremo em atende-las quando nem isso fazem. 

O que há dentro de uma Academia de Letras? Ali está o que de melhor as pessoas fizeram, diga-se, os escritores, pois usaram a essência do bem que possuem e a transcreveram em páginas. Assim, o bem passa à humanidade em escala ascendente e inimaginável. Muitas pessoas não conseguem entender esse processo e relegam as Casas de Letras a planos terciários ou mais. 

Não por acaso nas Academias estão os imortais. Ali são admitidos e, mesmo partindo desse mundo, seus nomes e obras ficam para a posteridade. Só esse simples fato, a meu modesto juízo, é o bastante para que o celeiro templário de livros seja visto com os olhos da sensibilidade por quem ainda não o fez ou demora em fazê-lo. É o escritor quem deixa traçado os rumos por onde a humanidade passou e a orienta por onde deverá passar. Sem esse referencial a sociedade perde o foco e se desorienta. 

Já é tempo das nossas autoridades, incluindo os políticos, criarem dispositivos que valorizem as Academias de Letras. Elas diretamente dão poucos votos, mas seus integrantes formam opiniões e os escritos deles, por ser perenes e uma vez publicados, só Deus sabe aonde irão chegar. 

Sem a pretensão de ditar normas, espero que esta Carta Aberta seja pelo menos um objeto de reflexão. 

Outros museus estão na fila para ser incendiados. E inclusas na lista estão as Academias. Infelizmente... 

João Eurípedes Sabino/Uberaba/MG.
Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.


Cidade de Uberaba