domingo, 17 de junho de 2018

Carta aberta aos caminhoneiros


Dada a conhecer hoje 27/05/2018 no Posto Zote, em Uberaba/MG.

Consta que no dia 30 de junho de 1944, o Brasil entrou na II Guerra Mundial, ao lado dos países aliados: Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. Há 74 anos, portanto, nossos 443 jovens soldados morreram pela pátria, apesar de pouco ou nada saber sobre as razões do conflito.

Os que viveram aquele tempo contavam que o nosso país mergulhou em crise geral. Nossos pouco eficientes veículos, então movidos a gasolina e óleo diesel (popularmente chamado de óleo cru), passaram a ser abastecidos com gasogênio. Racionamentos eram comuns em todos os setores da nossa economia. Aguentamos firmes!

Hoje estamos vivendo crise de guerra em pleno “tempo de paz”. Nossos caminhoneiros pararam o Brasil por melhores condições de trabalho e essa não é a primeira vez nos últimos dezenove anos. “Sem caminhão o Brasil para”, foi esse o slogan dos caminhoneiros que deram um breque no país em 1999. Nossos governantes não aprenderam a lição.

Se durante a 2ª Grande Guerra, quando tínhamos pouco mais de quarenta milhões de habitantes fomos privados de tanta coisa, imaginemos agora que temos mais de 213.000.000? Nossos irmãos caminhoneiros ao pararem seus caminhões, testaram e viram o poder que têm. De cima a baixo na economia, todos os setores em cascata foram comprometidos. De norte a sul do país vimos, em tempo real, estradas literalmente obstruídas por veículos médios e pesados. E o povo, apesar de ser o fiador da conta e sentindo doer na própria carne, bate palmas para as manifestações adotadas. Os caminhoneiros, sem usar o vandalismo e a violência fizeram suas pressões e ganharam a simpatia da sociedade.

Para que fique gravado na história, é bom registrar que sem a presença de sindicatos ou influência de partidos políticos, a frota brasileira foi mobilizada longe dos interesses da mídia. Tanto foi verdade que o governo de Michel Temer, encurralado, convocou o Exército Brasileiro para dissolver o movimento. Deu errado porque a Força se aliou aos caminhoneiros! O país parado, parado, parado, vê suas forças policiais se perfilarem com os manifestantes que lutam por uma causa nobre: reduzir o preço dos combustíveis e facilitar a vida dos brasileiros. 

Não é segredo para ninguém que a história sempre reservou lugares especiais para aqueles que arcaram com os prejuízos por ter colocado seus destinos à mercê da sorte. Nossos caminhoneiros são autênticos heróis ao exporem seus destinos para nos proporcionar boa qualidade de vida. Ainda que sofram as pessoas Brasil afora, todas elas sabem que sofrem por uma causa digna: colocar o caminhoneiro no lugar que merece, ou seja, tirá-lo da condição desumana de trabalhador descartável e promovê-lo ao patamar de um ser humano valorizado e dono de uma força até então desconhecida por ele próprio e todo a sociedade brasileira.

Prossiga caminhoneiro! Sua sorte está lançada! Seus compatriotas estão com você! Sua família, mesmo distante, compreenderá a sua luta! Nós do outro lado guardaremos nossos veículos em casa os usaremos o mínimo possível para conseguir que os combustíveis tenham seus preços reduzidos!

Eu, particularmente sei o que é a vida do caminhoneiro e a de sua família. Meu saudoso pai no ano de 1980 ficou ilhado no Rio Tocantins e incomunicável por 54 dias. Ao ser localizado e, ao voltar para casa vi minha mãe morrer no outro dia. Vocês, caminhoneiros, estão expostos a esses dramas.


Caminhoneiro! Não se esmoreça! Nós estamos com você!


João Eurípedes Sabino – Uberaba Minas Gerais.