quinta-feira, 16 de novembro de 2017

DEFESA PRÁ LÁ DE BEM FEITA

Uberaba sempre foi pródiga em tipos populares que perambulavam pelas ruas da cidade.A maioria inofensiva e muito benquista pela população.”Maria Carrapato”, “Irmão da Padaria”, “Coronel Delcides”, “Maria Boneca”, “Babinha” ( o terror dos bebuns...),”Violão”, “Chupa Ovo” e outras tantas singulares figuras. Porém, um deles, “Fumanchu”, marcou época. Conto-lhes :

José Estanislau de Jesus - "Fumanchu"-
Foto/Uberaba em Fotos.

Num distante domingo de sol do ano de 1977, era tradição dar “uma voltinha” no centro da cidade, principalmente quando havia jogo do Uberaba pelo campeonato brasileiro. Orgulhosamente,àquele tempo, o Uberaba participava.Era o esperado Uberaba x Santos F.C.Mal os jogadores santistas acordavam dos seus aposentos no finado “Grande Hotel”, um barulho infernal de sopros, buzinas ,bumbos e “caixas”, invadia a área central da terrinha.Uma meia dúzia de chiques e confortáveis ônibus,”despejava” bem defronte ao falecido”Metrópole”, à porta do saudoso”Buraco da Onça”, a barulhenta torcida do Santos.A “Sangue santista”,”Força Jovem”e “Garra Peixe”, desfilavam com os bumbos,taróis,tamborins e reco-reco e alguns outros instrumentos de sopro, começaram a grande batucada, infernizando o Romeu e o jovem “Cebolinha”,no atendimento aos fregueses habituais do “Buraco da Onça”, na cervejinha dominical.

Ao tempo,nesse momento, descendo a Artur Machado,em direção à Leopoldino, onde estavam,além do “Buraco”, o “Guarani” e o “Tip-Top”,bares tradicionais da cidade, passos lentos e cambaleantes,aparece o “Fumanchu”,”negrão” forte,engraxate nas horas vagas, educado,bem falante,embora vivesse sozinho,ninguém soube onde nascera e de onde viera.O certo é que tomou-se de amores por Uberaba ,aqui “sentou praça”e nunca mais saiu.Até morrer !

De megafone em punho,tradição por ele ostentada,voz rouca e cansada pelos pileques a madrugada,como fazia,costumeiramente, em jogos do Uberaba,gritava a plenos pulmões:- “Hoje tem Uberaba no “Uberabão”.Tem zebu comendo o Peixão(apelido do Santos)”.A rima, as vezes “quebrada” era a que ele mais gostava...Foi nada não.Ao passar pela torcida do Santos,desfilando sua propaganda”Hoje tem Uberaba...” foi a gota d’água.Furiosos,torcedores santistas partiram pra cima do indefeso “Fumanchu”, aos socos,pontapés e empurrões.

A revolta no “Buraco a Onça”,foi instantânea.Walter Bruce Fonseca,advogado conceituado no nosso foro,interveio,pedindo calma aos santistas.Ao dialogar,ganhou uma estrepitosa vaia.A “fala” mais bonita que ouviu foi:”vai à puta que pariu!”. Bruce, encostou na parede do antigo Banco Real,mangas arregaçadas,lançou o ultimato:-“Vagabundos,façam fila que vou bater em cada um de vocês”.Sem se intimidarem,os santistas partiram prá cima do então jovem, Bruce.A surpresa veio na hora.Um a um, foram, ficando pela calçada, devido as “pancadas” do nosso herói.Muitos sangrando, foram se afastando..eles não sabiam que Walter Bruce, moço,foi campeão de judô...Até hoje, vivo e são, conta a história.-“Bati nuns 15 torcedores, até que a Policia chegasse”...

Sem ligar para o “rififi” que estava acontecendo,”Fumanchu” seguiu avenida afora, andando em cambaleio, anunciando”hoje tem futebol no Uberabão.O Uberaba vai comer o Peixão”...À tarde, no jogo, não deu outra.Vitória do Uberaba 4x1 ! e delírio da torcida e do “Fumanchu”...


Luiz Gonzaga de Oliveira