domingo, 2 de julho de 2017

MUSEU DE ARTE SACRA

Igreja de Santa Rita - Foto: Antônio Carlos Prata
MUSEU DE ARTE SACRA

Inaugurado em 13 de maio de 1987, o Museu de Arte Sacra foi estabelecido mediante convênio entre a Prefeitura de Uberaba, por intermédio da Fundação Cultural de Uberaba, e a Cúria Metropolitana para ocupar a igreja de Santa Rita.

Formado por doações e por aquisições, entre aquelas salientam-se as feitas pela Arquidiocese, o acervo do museu compõe-se de diversas peças, entre elas as imagens: de São Sebastião (de 145 x 45 cm., ex-voto consistente em pintura anônima, óleo sobre tela, do século XIX); de Nosso Senhor dos Passos (176 cm. de altura, de madeira entalhada e policromada do século XIX); de São Tarcísio (67 x 42 cm., de terracota, confeccionada em madeira do século XIX); de São Joaquim (do século XVIII ou XIX, de 143 cm.); e brasão de d. Eduardo, primeiro bispo de Uberaba, em ferro fundido; além de sala de indumentária com paramentos específicos de diversas celebrações religiosas.
O espaço do Museu é também utilizado para celebrações do culto, como missas, novenas, procissões e apresentações musicais e teatrais.

(do livro Informação Sobre Uberaba, Fundo
Municipal de Cultura, recém lançado)
______________


Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, editor da revista internacional de poesia Dimensão de 1980 a 2000 e autor de livros de literatura (poesia, ficção e crítica literária), cinema (história e crítica), história do Brasil e regional.