sábado, 24 de junho de 2017

MERCADO MUNICIPAL DE UBERABA


Mercado Municipal de Uberaba


Histórico – Mercado Municipal de Uberaba

Foto: Mercado Municipal (Praça Coronel Manoel Terra – Bairro Nossa Senhora da Abadia – Década de 1970)


Foto: Autoria desconhecida

“Em 27 de dezembro de 1879, o vereador Capitão-Mor, José Bento do Valle, apresentou um projeto de construção de um Mercado Municipal. O local escolhido foi o Alto do Rosário ou, mais propriamente, a Rua Alegre (atual Lauro Borges), onde, hoje, está localizado o Alto do Rosário Fórum Melo Viana. Apesar de algumas autoridades irem contra a instalação do mercado na Rua Alegre, ele ali foi instalado e permaneceu até 1923.
Em 1922, na gestão do Agente Executivo Dr. João Henrique Sampaio Vieira da Silva, começaram as obras de construção de um novo Mercado, na praça Cel. Manoel Terra, pois o da Rua Alegre, não satisfazia mais a população, devido ao pouco espaço físico.
A sua inauguração só se deu no dia 02 de agosto de 1924, na gestão do Agente Executivo Geraldino Rodrigues da Cunha. A construtora responsável pelas obras foi a Salles Oliveira e Valle Ltda. Em 1936, o Mercado Municipal sofreu reforma, a qual foi feita pela mesma Construtora Salles Oliveira e Valle Ltda, sendo concluída em 1937.
Depois de anos de total abandono e descaso, o Mercado Municipal foi reformado e ampliado, sem sofrer alterações em seu padrão arquitetônico. Esta reforma foi executada na administração do Prefeito Municipal, Dr. Hugo Rodrigues da Cunha, sendo concluída pelo Prefeito Municipal, Engenheiro Luís Guaritá Neto, em 20 de maio de 1993.”

(Arquivo Público de Uberaba)