sábado, 24 de junho de 2017

Mercado Municipal de Uberaba



Em 1882 surgia a primeira sede do Mercado Municipal de Uberaba e localizava-se no Alto do Rosário, na Rua Alegre, atual Rua Dr. Lauro Borges, onde se ergueu o prédio do Fórum Melo Viana, sendo demolido em 1912. No período de 1914 a 1915 se instalou provisoriamente no prédio localizado na esquina da Pça Manoel Terra com a Rua Padre Jerônimo.

Em 02 de Agosto de 1924, sob a Administração do Agente Executivo Geraldino Rodrigues da Cunha, foi inaugurada a sede definitiva do MERCADO MUNICIPAL. Trata-se de uma construção na forma de um octógono de 53,62 metros de comprimento, 31,15 metros de largura, com área total de 1400 m². Após a instalação definitiva, no local onde hoje se encontra, o Mercado Municipal passou por várias reformas, com remodelações interna e externa, ampliações diversas, construção de sanitários e um mezanino metálico.

A última reforma foi realizada no ano de 2006, tendo sido realizada a pintura interna e externa, readequação dos banheiros para deficientes físicos e limpeza do piso interno.

Considerado um tradicional espaço de convivência e de negócios, O Mercado Municipal foi protegido pela Lei de Tombamento nº 5.350 ratificada pelo Decreto 1903, de 19/08/1999, instituído pelo CONDEPHAU – Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico de Uberaba.

O Uso dos Boxes é autorizada mediante permissão precedida de licitação, em cujo edital deve conter todos os dados e exigências necessários, conforme disposição da Lei Orgânica do Município e da Lei 8.666/93.

Os Boxes do Mercado Municipal comercializam carnes, queijos, frutas, doces, peixes, artigos religiosos, artigos de pesca e hortaliças, além de bares e produtos artesanais.

É um marco turístico do município onde acontecem novas amizades e fortalecimento das existentes. No entorno do Mercado, encontram-se outros prédios históricos de Uberaba, como, Igreja de Santa Rita, Igreja São Domingos, Prédio da Faculdade de Medicina, antiga cadeia pública. Visite o Mercado Municipal.

Prefeitura Municipal de Uberaba