sábado, 24 de junho de 2017

IGREJA DE SANTA RITA (1854) UBERABA


Igreja Santa Rita de Cássia - Foto:Antonio Carlos Prata


Prosseguindo nosso estudo sobre igrejas mais antigas em nosso território arquidiocesano, falaremos neste mês da igreja Santa Rita, localizada no coração de Uberaba. Os historiadores são unânimes em dizer que o período de maior de maior propriedade de Uberaba no século XIX foi entre 1820 e 1859. Foi nessa época que a localidade, vencendo as etapas de dificuldades de sua fundação, alcançou as prerrogativas de vila e cidade.

Nesse ambiente de comercio intenso e desenvolvimento constante, sob a proteção de seus padroeiros São Sebastião e Santo Antônio, a fé do povo se expandiu e mais uma capela foi erigida, dedicada a Santa Rita das Causas Impossíveis.

A devoção a Santa Rita de Cássia estava no auge naquele momento, embora a monja agostiniana da Idade Média ainda não tivesse sido canonizada, o que viria a acontecer apenas em 1900 pelo Papa Urbano VIII. Este é mais um exemplo onde o reconhecimento popular da santidade e da intercessão por milagres fez aumentar a devoção e com isso a construção de templos.

Cândido Justiniano da Lira Gama, devoto de Santa Rita, e em comprimento  de uma promessa para se livrar do vicio da bebida, mandou iniciar a construção em 1854 da pequena capelinha em louvor à santa.

Em 1877, o tempo, implacável com a construção singela, solicita reparos urgentes que são providenciados pelo negociante Major Joaquim Rodrigues de Barcelos, também atendido por Santa Rita em seu pedido de se tornar pai.

Em1881, os padres dominicanos se estabeleceram em Uberaba e realizaram sua catequese na igreja de Santa Rita, até que ela se tornou pequena com o crescimento da comunidade.

Os ritos sagrados foram transferidos para a imponente Igreja de São Domingos, inaugurada em 1904, e a igrejinha de Santa Rita permaneceu fechada ao culto religioso durante muitos anos, sofrendo com o desuso, mais uma vez, as consequências do tempo.

Enquanto outras igrejas eram construídas na cidade, Santa Rita se achava em ruínas. Foi quando, por volta de 1939, Gabriel Totti requisitou do  recém-criado Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN)o titulo de Monumento Histórico para a graciosa construção, o que viria a contribuir para sua restauração por meio de recursos públicos.

Com a criação da Fundação Cultural de Uberaba, seu primeiro Diretor Jorge Alberto Nabut e o Arcebispo Metropolitano de Uberaba Dom Benedito Ulhoa de Vieira inauguraram o Museu de Arte Sacra, no dia 11 de maio de 1987. O museu conta com acervo considerável de arte sacra e litúrgica. São celebradas missas na igreja todo dia 22 de cada mês sob a responsabilidade da Paróquia de São Domingos.

Fonte: Hélio Siqueira – Fundação Cultural de Uberaba e Memória da Arquidiocese de Uberaba”, por  Padre Prata

Vitor Lacerda
-Historiador