sexta-feira, 23 de junho de 2017

AVENIDA LEOPOLDINO DE OLIVEIRA

                                                        Avenida Leopoldino de Oliveira


Local: atual avenida Leopoldino de Oliveira


Década: 1950


Foto: Autoria desconhecida


Ao plantarem nomes em suas ruas, geralmente, as cidades escolhem aqueles capazes de elevá-la a altos graus de admiração. É atribuída ao Agente Executivo Leopoldino de Oliveira a reorganização de Uberaba durante sua gestão e, talvez por isso, uma das principais avenidas do município tenha seu nome.


A via que, no final do século XIX, era só uma passagem para os tropeiros e suas maltratadas mulas, tornou-se, na década de 1920, sede do Mercado Municipal. O entorno foi destrinchado e novas vielas enviesaram o córrego das Lajes, exigindo desapropriação dos terrenos ao redor, para a construção de uma avenida que fizesse jus ao latente comércio do mercado.


Avenida inaugurada, aberto o caminho do progresso. Enfileiraram-se nela o Grande Hotel, com suas noites de gala e o status de primeiro edifício do Triângulo Mineiro, e outros estabelecimentos importantes. Nessa cena, o córrego aberto e cercado por muretas em decoração vazada não era mais bem-vindo. De 1945 em diante, a cobra de paralelepípedo foi serpenteando e alcançando caminhos mais longínquos, ganhou pele de asfalto e engoliu o riacho que, hoje, embutido em suas entranhas, corre silencioso na escuridão subterrânea.






Iara Fernandes





(Acervo do Arquivo Público de Uberaba)