terça-feira, 3 de janeiro de 2017

QUEM ME CONTOU ESSA FOI O EMINENTE PROFESSOR, AMIGO FRATERNO, DÉCIO BRAGANÇA

Quem me contou essa foi o eminente professor, amigo fraterno, Décio Bragança, figura ímpar na educação em Uberaba. Época de eleições. Disputa duríssima à deputado federal. De um lado, José Humberto Rodrigues da Cunha, homem de sólida formação moral, cultural e religiosa. Médico cirurgião, humanitário, realizou mais de 6mil cirurgias, que, segundo os anais médicos brasileiros, é recorde nacional. Formado também em Direito, não exerceu a profissão. Fez o curso apenas para ajudar um amigo.Esse, não estudou coisíssima nenhuma as leis que regem o país e ficou por isso mesmo… Dr. José Humberto, na política foi figura exponencial. Vereador, inicialmente, teve atuação destacada. Ficou algum tempo fora da política. Voltou deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN). Dois mandatos profícuos em favor de Uberaba e da região. . Seu adversário era o famoso Sebastião Paes de Almeida, apelido “Tião Medonho”, um dos homens mais ricos do Brasil e ostentando o titulo de”!rei do vidro””il. Apoiado pelo Partido Social Democrático (PSD), diretório de Uberaba. Com enorme potencial financeiro, jogava “dinheiro prá cima”…Uma passagem pitoresca, marcou a campanha de “Tião Medonho” na região. Seguinte: Com o carrão enfeitado por todos os lados, com “santinhos, mini-banners” e cartazes, viajou de Uberaba para Araxá, onde faria comício, ao final da tarde. Ao cruzar a ponte do rio Araguari, deparou com três homens, pescando.Parou o carro, desceu e “puxou prosa” com os pescadores. – “Vida boa, hein?”Enquanto a gente trabalha,’ ceis tão aí pescando”… Um deles, de pronto, reconheceu Paes de Almeida. – “O senhor é o Tião Medonho, não é? Não precisar trabalhar mais não. Tá eleito, sô”. Todo orgulhoso, Tião Medonho, retrucou: “’Ceis acham mesmo? Então me peçam alguma coisa, que terei prazer de atendê-los?”
O primeiro pescador, foi direto:-“ O senhor me manda uma coleção de anzóis, ta?” O segundo, não deixou por menos:-“Eu quero uma coleção de linha de pescar de aço e nylon…” O terceiro pescador tinha tomado “uma e outras”, meio cambaleante, pediu: -“eu quero uma enxada novinha”. O secretário do Tião, tomava nota de tudo. Espantado e surpreso com o pedido, o “rei do vidro”, falou baixinho ao ouvido do empregado:- “Chico, prá esse aí , manda um trator no lugar da enxada. É o único que pediu um instrumento de trabalho”.
Nesse momento, veio a surpresa! Ao ouvir a ordem de “Tião Medonho”, o pescador reagiu. Alto e bom som: -“Uai, seo Tião, o senhor vai me dar um trator prá arrancar minhoca?”
Repito: José Humberto perdeu a eleição. “TiãoMedonho”, foi o mais votado em Minas. Pouco tempo depois, cassado pelos generais…

Luiz Gonzaga de Oliveira