domingo, 15 de janeiro de 2017

IGREJA METODISTA DE UBERABA

 Igreja Metodista de Uberaba


Década de 1980

Com base nos livros de atas da Igreja Metodista de Uberaba, sabe-se que, em 23 de agosto de 1896, foi dado início, em Uberaba, aos cultos e aos trabalhos ativos, como: pregação do evangelho, batizados, etc, sob coordenação do Pastor Jorge L. Becher, no salão de culto e também nas residências dos irmãos e amigos. No referido salão funcionava a Escola Dominical, tendo duas salas de aulas, uma para adultos e a outra para crianças. Não há referências quanto ao local de funcionamento desse salão. Foi encontrada apenas uma citação, no livro de atas, de 09 de fevereiro de 1910, no qual membros da Igreja se reuniram para os trabalhos de reorganização da mesma, à rua Martin Francisco, na casa número 02, esquina com a rua Henrique Dias, no Bairro Estados Unidos.
Em 17 de julho de 1897, o então Pastor Jorge L. Becher, relata que um dos amigos e seguidores da Igreja, fez a doação de um terreno para a construção do templo.
No ano de 1898, fundou-se a Sociedade Auxiliadora de Senhoras, sob a presidência da Senhora Becher.
Em 10 de julho de 1899, o Pastor Jorge L. Becher anunciou o início das obras de construção do templo e nomeou uma comissão para construção do mesmo, composta dos seguintes irmãos: Francisco Paixão, Sebastião Leite, João Schamaez, Arlindo da Cunha e Augusto dos Santos.
A regularização oficial do Contrato de Compra e Venda do Imóvel, localizado na praça da Liberdade, hoje, esquina da rua Padre Zeferino, início da rua Moreira César, no alto Fabrício, foi feita no Cartório do 2º Ofício de Uberaba, em 09 de novembro de 1920, contrato este que se encontra na sede do Arquivo Público de Uberaba, no livro de número 107, de 1920, página 172.
No dia 02 de fevereiro de 1921, chegou em Uberaba, o Dr. Clay, Engenheiro Oficial, responsável pela construção da Igreja. O Lançamento da Pedra Angular se deu em 16 de março de 1921. Em 30 de setembro de 1930, o templo tornou-se ainda mais forte com a construção da Casa Pastoral e a aquisição de móveis. Sua edificação é semelhante à da Igreja Católica, pois, a sua construção, deveria, obrigatoriamente, seguir aos padrões daquela.
Ao longo dos anos, a Igreja vem prestando serviços de evangelização na cidade de Uberaba.”

 Arquivo Público de Uberaba