sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Dr. Antônio Próspero

Dr. Antônio Próspero           

Nasceu em Uberaba, no dia 27 de março de 1910. Formou-se em Medicina em 1933, em Belo Horizonte, onde atuou em alguns sindicatos, aproximou-se de políticos ligados a Getúlio Vargas e se interessou por política. Em 1947, já de volta a Uberaba, foi eleito vice-prefeito de Boulanger Pucci (PTB), chegando a assumir interinamente o executivo municipal, em algumas oportunidades. Em 1950, candidatou-se a prefeito, novamente pelo PTB, e foi eleito com 4186 votos. Após deixar a prefeitura, em 1955, foi suplente de deputado estadual e ocupou uma cadeira na Assembleia entre 1955 e 1956. Dois anos mais tarde, concorreu, mais uma vez, ao cargo de prefeito de Uberaba. Não conseguindo ser eleito, dedicou-se integralmente à medicina.
Faleceu em 27 de dezembro de 1979.
Durante sua Gestão:
– em 1951, o Presidente Getulio Vargas visitou a cidade, com todo seu staff, transferindo uma reunião ministerial para a Câmara Municipal, onde proferiu um discurso elogiando a atuação política de Próspero;
– o ensino rural foi regulamentado e, graças ao trabalho da primeira dama, Quita Próspero, Uberaba foi a primeira cidade no Brasil a instituir a merenda escolar na rede municipal de ensino.

Fonte – Arquivo Público de Uberaba