sábado, 14 de janeiro de 2017

AVENIDA LEOPOLDINO DE OLIVEIRA – TRECHO ENTRE A AVENIDA SANTOS DUMONT E A RUA SENADOR PENA

Avenida Leopodino de Oliveira


1967


“Em 1928, o Agente Executivo Dr. Olavo Rodrigues da Cunha desapropriou, por utilidade pública, os terrenos necessários à abertura de uma Avenida, entre a Rua Artur Machado e o Mercado Municipal, mas, somente em 1937 é que foram iniciadas as obras de canalização do Córrego da Lage, calçamento de paralelepípedos, meio-fio, passeios de ladrilhos, curvas e terraplanagem, entre a Rua Artur Machado e Segismundo Mendes.


Procedida a concorrência pública, foi contratado o Engenheiro Hugo Melo Matos de Castro para a execução das obras, que foram abandonadas pelo mesmo. A Prefeitura Municipal rescindiu o contrato, fez a concorrência pública, transferindo-o para o Engenheiro Civil Abel Reis, que concluiu as obras.


O Decreto nº. 50, de 05 de março de 1938, denominou o logradouro de Avenida Leopoldino de Oliveira e o Decreto nº. 69, de 10 de maio de 1938, proibiu a construção de prédios ou quaisquer imóveis às margens dos córregos que atravessavam a cidade, na área urbana.A extensão da avenida entre as Ruas Artur Machado e Senador Pena se deu em 1939, e a execução dos passeios laterais ao canal da mesma, em 1943.


A Portaria nº. 301, de 18 de janeiro de 1945, aprovou o prolongamento da Avenida entre as Ruas Senador Pena e Jaime Bilharinho e também a construção das Avenidas Santos Dumont e Dr. Fidélis Reis.

Na década de 1970, a Avenida foi prolongada da Rua Jaime Bilharinho até a Rua Álfen Paixão, Bairro Mercês; e da Praça Cel. Manoel Terra até a Rua Osvaldo Cruz.

Procedeu-se, ainda, a cobertura do Córrego da Lage.

Com o crescimento da cidade, a Avenida Leopoldino de Oliveira foi se prolongando, entre as décadas de 1980 a 1990.

A partir do Conjunto Habitacional Manoel Mendes, a avenida recebeu o nome de Avenida Niza Marquês Guaritá, e a partir da Rua Álfen Paixão, na Univerdecidade, de Complexo Hugo Rodrigues da Cunha.”


Foto: Autoria desconhecida







Arquivo Público de Uberaba,2001