sábado, 31 de dezembro de 2016

Quer dar um rolezinho?

Interessante o entendimento do modismo que, de ciclos em ciclos, impera no seio de muitas sociedades.

Não bastasse as modas - algumas bizarras - alguns tentam entender obviedades, e o pior, arranjar formas de discutir seus formatos e lógicas.

Bom, não houve nenhuma lógica no triângulo feito no cabelo do Ronaldo fenômeno, por ocasião da copa do mundo, quando o Brasil conquistou o título pela última vez.

Muitas crianças, do mundo todo, replicaram aquele corte de cabelo que sentido...deixava muito louco ansioso por desbravá-lo em sua origem. Tem coisa, meus amigos, que não tem explicação.

O rolezinho nos shoppings começou por ação de jovens que, por motivos diversos, almejavam encontros com suas tribos.

Simples assim.

Algumas correntes vão identificar jovens querendo encontros para objetivos escusos, como os da promoção de arrastões ou coisa parecida.

Outros, na esfera sociológica, podem perceber vieses comunitários e de natureza coletiva da ratificação na necessidade do encontro das pessoas.

Para uns, loucos...para outros, infratores... noutras visões gente sem ter o que fazer...não se esquecendo daquelas pessoas que não são capazes sequer de julgar... ou seja, sempre visões que nos garantem o estado democrático de direito, estado do pensar livre e desimpedido de fronteiras, desde que não firam direitos.

Aí começa o problema do rolezinho nos shoppings. Vi alguns absurdos escritos em renomadas colunas que me causaram desassossego. Palavras politiqueiras e tendenciosas, pois, mais uma vez, buscam tentativas de holofote e navegações em searas do preconceito. Será?

Cheguei a ver o absurdo de colocações vazias e maldosas de que às polícias estariam, em alguns pontos do Brasil, cerceando o direito de ir e vir...Patavinas..

Vamos a interpretações de quem opera o estado de flagrância.

Bom, nada quanto ao rolezinho se levado a feito de boas intenções de encontro das pessoas. O fato é que não é uníssona a motivação. Digo, no sentido pacífico. Muitas ações são monitoradas de pessoas interessadas na balburdia.

Outra, sempre que o número de pessoas excede o previsto pelas estatísticas de quem planeja receber público, alguém vai sambar. Fato. O tal estado de natureza hobbesiana...instintos a flor da pele e em pequenas necessidades primárias, tão bem explorados por Maslow, farão com que os os indivíduos passem ao estado primitivo. Logo, brigas, confusões, furtos, falta de ambiente agradável a saúde, dentre outras tantas argumentações que nos levariam a produção de mais alguns textos.

Agora, falar em preconceito, pela tentativa judicial de evitar tais aglomerações? Sinceramente. É necessário um pouco mais de percepção coletiva. Se disserem que os shoppings pertencem aos ricos, pelos preços e coisa e tal, voilà... Mas, da frequência é uma tremenda abobrinha. Temos shoppings em diversas zonas das cidades grandes, por exemplo. No Rio de Janeiro temos na zona sul, na norte e na baixada. Onde estãos os muros?

Na minha humilde visão de quem vive os encontros sociais de dia, de noite, nos feriados e dias santos posso afirmar que nos referidos locais, talvez, sejam pontos onde a ética rousseana exista. Não há cores da desigualdade na frequência. Nos shoppings, por mais utópico que possa ser e parecer, as pessoas ganham um "status" de igualdade. Podem até falar que deixar frequentar sem o poder de compra seja um tipo de exclusão.. Entendo e deixo para Ricard Gomà, cientista político catalão, explicar às raias e os tipos de alijamento e exclusões que fazemos no século XXI. A própria utilização da web, nos celulares, pelos rolezeiros pode ser um tipo de exclusão para os não afortunados no mundo digital, ou não??

Então, tecnicamente falando, o encontro de pessoas em ambientes que não suportem determinada quantidade de Seres humanos é uma preocupação. Não por preconceito, por separatismo ou por arrogância, mas por segurança e ponto. Nada mais.

É momento de crescemos com às formas mobilizatórias da web. É hora da união de esforços para condução condoreira de cenários humanitários, mas não anárquicos, desprovidos do mínimo de segurança e civilidade.

O rolezinho é muito bom, mas pode suscitar problemas se o local não oferecer o mínimo de condições de segurança.

19 de janeiro de 2014


Flavio Jackson Ferreira Santiago