quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NUNCA MENOSPREZE O ADVERSÁRIO; ELE PODE LEVÁ-LO A UMA DERROTA ACACHAPANTE.

Algumas considerações sobre a Expo-16, que está na metade. Inegável a ABCZ promover um evento de tamanha envergadura e o realiza com o mais absoluto talento. Atentar para os fatores econômicos e sociais, correto. Foi-se a época que o zebu era tido como troféu. Hoje, mais que nunca, sua função maior é produzir alimentos, daí a necessidade do melhoramento genético, matrizes de alta qualidade, assim como os reprodutores, que representam fertilidade e produtividade. Sem medo de errar em conceito, digo que a Expozebu de Uberaba, é a mais lídima vitrine que o fazendeiro tem para mostrar a evolução do seu rebanho. O surgimento das centrais de inseminação, sexagem, transferência de embriões, objetivando melhoramento da raça em tempo mais curto,custos menores e avanço ao tempo do abate, realmente, transformaram o perfil da pecuária nacional.
Entendo, porém, que, todo o avanço tecnológico que carreia a festa de maio, em Uberaba, não pode perder a sua característica de festa popular. É fora de dúvida que o cidadão comum, o uberabense simples e os visitantes que aqui aportam, sempre amaram de todo coração, a Exposição e suas atrações artísticas. O povo é que movimenta a venda nos “stands”, nas barraquinhas,no carrinho de sorvete, na vareta da “maçã do amor”, bares, quiosques, churrascarias e até então, a “boate” que funcionava no parque… O “não” fazendeiro estava acostumado com os “shows” de Ivete Sangalo, Só Prá Contrariar, Rio Negro e Solimões, Trio Parada Dura, Daniela Mercury, Sandy e Júnior, Zeca Pagodinho, Fábio Jr., Leonardo, Daniel, Sérgio Reis, Zezé de Camargo e Luciano, Cristian e Ralf, Chitãozinho e Chororó, nomes famosos do cancioneiro popular brasileiro, como se não bastasse as sempre aguardadas apresentações da “Esquadrilha da Fumaça”, da “Banda dos Fuzileiros Navais”, “Orquestra Sinfônica de Minas Gerais” e muitas surpresas que os organizadores ofereciam aos frequentadores do parque…
Que continue a elite dos grandes e ricos criadores movimentando milhares de reais em leilões milionários, presencial ou virtual nos tatersais da cidade e transmitidos pelos canais de TV especializados, mostrados para todas as Américas e que sejam muito felizes em seus negócios. Mas, por favor, deixem também o “povão” se divertir na festa… o uberabense ama a Exposição!

Luiz Gonzaga de Oliveira