sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

CÂMARA RECEBE ‘RELÍQUIAS’ DEIXADAS POR FOTÓGRAFO E CINEASTA JOÃO SCHRODEN JR. UBERABA

O presente ao Legislativo foi entregue esta tarde pelo neto de Schroden Jr, Fabiano Schroden

Fabiano Schroden e  Luiz Humberto Dutra

O presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra (SD) recebeu no Gabinete da Presidência, na tarde de hoje, o jornalista e fotógrafo Fabiano Schroden. Na oportunidade, Dutra recebeu das mãos de Fabiano rico material, entre fotos, revistas e filmes, na intenção de ajudar a valorizar ainda mais o acervo da Câmara.
Inspirado pela vida e obra de seu avô, falecido em 1986, João Schroden Jr, que foi um dos primeiros fotógrafos-cineastas atuantes no Brasil, na década de 20 – profissional com 60 anos dedicados à fotografia e ao cinema – Fabiano iniciou sua carreira na fotografia em 1996.
Com um projeto de resgate e valorização da sua ancestralidade e história familiar, o fotógrafo curitibano veio em busca das obras de seu avô na cidade.
Para o presidente da Casa, é de suma importância a preservação do nosso passado, pois, segundo ele, “quem não tem história, não tem memória. Fabiano tem um grande interesse em nos ajudar a contar a história de Uberaba. Quando conheci seu avô eu era uma criança. João Schroden foi um excelente fotógrafo que conseguiu retratar um incêndio na Câmara, por volta dos anos 30 ou 40. Iremos colocá-la em um porta-retrato e fará parte da nossa coleção de fotografias. Tenho muito que agradecê-lo pelos presentes de hoje”, disse ele a Fabiano.
Dutra fez questão de retribuir o apreço do jornalista com um DVD, o qual conta com quase cinco  mil fotos de Uberaba. E aproveitou para divulgar o produto: “Os curiosos sobre a nossa Uberaba podem retirar esse DVD aqui mesmo na Câmara”, conclui.
A jornalista Evacira de Coraspe, que coordena projeto de memória e cultura na CMU, acompanhou o encontro.
Publicado em seg, 25/05/2015 – 19:00