Maria Abadia Prata Barsam. Foto/Divulgação.
Maria Abadia Prata Barsam, iniciou suas atividades na educação como professora regente de classe do ensino fundamental na "Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo", em Uberaba, na época em que a escola funcionava em simples residência no bairro Mercês.
Transferindo-se tempos depois para o prédio próprio, na então Vila Santa Marta, hoje Bairro Santa Marta.
Em 1971, Maria Abadia assumiu a direção da "Escola Estadual Frei Leopoldo de Castelnuovo". Movida por seu espírito empreendedor, em uníssono com lideranças de pessoas ali residentes, criou a dinâmica e eficiente "Associação da Escola Comunidade do Bairro Santa Marta", tendo sido uma de suas primeiras conquistas, a liberação das escrituras das casas populares ali existentes.
Paralelamente ao crescimento do bairro, empenhou-se avidamente na promoção de melhorias para a Escola, visando a educação integral dos alunos com assistência psicopedagógica, atendimento dentário, com funcionamento permanente desse gabinete na escola e oferta de almoço escolar aos alunos menos favorecidos.
Desenvolveu com grande êxito o arrojado “Projeto Alfa” proposto pela Secretaria de Estado da Educação, destinado aos alunos defasados em idade/série, objetivando sua recuperação através de programas especiais, recuperação paralela com hora extra diaria e com aceleração de séries.
Na área pedagógica, estendeu de forma paulatina as classes da quinta série ao oitavo ano, completando o ensino de primeiro grau, hoje equivalente ao ensino fundamental II.
Com ampliação e construção da nova ala do prédio escolar, como resultante, hoje a escola ministra o segundo grau em Magistério e secretariado.
Com a participação incisiva dos professores, funcionários e da comunidade, construiu a quadra de esportes, “Sinhá Barbosa” em terreno anexo à Escola doado para esse fim.
Em 1987, foi designada Diretora da 25ª Superintendência Regional de Ensino. Sob sua gestão, lutou arduamente na manutenção da APAE e das classes de ensino especial nas escolas e contra o encerramento de unidades de ensino.
Realizou no Grande Hotel de Araxá o Encontro Geral de Diretores e Inspetores com presença de palestrantes da Secretaria de Estado da Educação, vertebrando suas ações junto às escolas.
Posteriormente exerceu também as funções de Inspetora Escolar na Superintendência Regional de Ensino em Uberaba, vindo a se aposentar.
Como empresária foi ativa empreendedora na Tradicional e familiar "Casa Gloria" junto de sua cunhada Hilda Barsam e de Maria Barbara Barsam. Sua atuação na educação uberabense é marcada pelo seu amor à profissão, exercida com humanismo dedicação e competência.
Maria Abadia foi esposa do médico Nelson Barsam e deixa uma filha Ana Luiza Prata Barsam.
Célia Ferreira Peixoto
