terça-feira, 3 de maio de 2022

Condomínio do Edifício dos Bancários - Clube dos Bancários. Uberaba - Minas Gerais.

O Sindicato dos Bancários de Uberaba e região, criado para defender e promover a categoria bancária, teve seu reconhecimento oficial em 23 de abril de 1937. A entidade tornou-se o fiel escudeiro da categoria no dia-a-dia dos bancários, nas questões sociais e de cidadania. Seguindo seu estatuto social, periodicamente há eleição para a diretoria da entidade a partir de chapas formadas pelos trabalhadores bancários da base.

Fachada do Condomínio do Edifício dos Bancários - Clube dos Bancários. Foto: Antonio Carlos Prata.

Desde a sua criação, foram eleitas diversas diretorias da entidade, muitas ações e conquistas desenvolvidas ao longo de quase uma centena de anos. Suas primeiras gestões foram montadas em parceria com o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários – IAPB.

A sede do Sindicato dos Bancários foi construída durante os anos 50 e inaugurada oficialmente no ano de 1959, situado na rua Governador Valadares, 450 – Centro de Uberaba. O prédio abrigava o Sindicato dos Bancários e o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários, época em que cada categoria de trabalhadores tinha uma previdência própria. Na época da criação, a parceria era tão certa que o mesmo presidente do IAPB ocupava também o cargo de presidente do Sindicato dos Bancários. Sem vislumbrar o que viria a seguir na história do Brasil, as instituições não dividiram o imóvel no papel.

Quando o Brasil sofreu o golpe militar em 1964, que derrubou o presidente eleito João Goulart, o sindicato dos Bancários – como toda instituição sindical – foi uma das principais vítimas do governo ditatorial. Os governos militares destituíram os diretores e extinguiu os Institutos de Previdência. De uma só vez também, arrastou todos os imóveis para o então criado INPS e hoje o INSS. Diante do momento de profunda repressão, o sindicato aceitou pagar um aluguel de baixo valor para o INSS, mantendo-se no prédio também após este período. O imóvel é o primeiro andar do prédio, constituído de salas de uso da diretoria social da entidade e um salão de eventos. Durante décadas, a categoria usufruiu do espaço de várias formas. Na sede do sindicato já funcionou salão de barbearia, consultórios dentários, salão de jogos e lazer, além de biblioteca e uma importante cooperativa de alimentos da própria categoria. Este espaço atendeu festivamente também à comunidade durante anos. Nas últimas décadas, o salão tornou-se importante centro de decisões de uso das diversas categorias organizadas de trabalhadores da região.

Endereço: R. Gov. Valadares, 450 - Fabrício, Uberaba - MG, 38065-065

Telefone:  (34) 3312 - 1993

Fonte: Sindicato dos Bancários de Uberaba e região.