sábado, 2 de outubro de 2021

FOLCLORE – 02 -

Em 31 de agosto deste ano, em comemoração ao nosso Folclore, publiques, através do Jornal da Manhã e em nome da Associação Cultural Casa do Folclore, alguns artigos em homenagem à todos aqueles que participaram de Manifestações Culturais, por amor às nossas Tradições Culturais. 

Para os que não tiveram oportunidade de tomar conhecimento deste suplemento, comecei a divulgar pela rede social, tudo que foi publicado. Ontem, o n. 01. Hoje o n. 02;

Sei que tem omissões neste trabalho, mas irei corrigindo para que não se possa fazer injustiças.

A página n. 02 foi dedicada à todos que nos encantam com sua destreza, com sua magia em tanger as cordas de uma viola e dela extrair acordes que nos provocam emoções. Toninho da Viola, Alexandre Guti Saad, Roberto Corrêa, Nenêm Violeiro, Rei Gaspar, Baltazar da Viola, Ruizinho Barbosa e Renato Cartafina, são apenas alguns exemplos dos grandes violeiros de Uberaba. Renato de Andrade, Claudionor da Silveira, Zeca dos Anjos, Nico Trovador, Nicodemos e Manoel Teles, entre outros, deixaram saudades.

A Cultura Afro vem em seguida. Uma tradição centenária. Uma recordação dos trabalhos de Antônio Carlos Marques e de José Reynaldo. 

 Gilberto Rezende –  Ex- Conselheiro da Fundação Cultural de Uberaba. - Presidente da Associação Cultural Casa do Folclore.

Postado em 02-10-2021.