domingo, 10 de janeiro de 2021

AFRÂNIO FRANCISCO DE AZEVEDO NO ORIENTE DE UBERABA

Feito Maçônicos do Irmão 

Criação do Culto de Saudade 

Criação do Colégio Triangulo Mineiro
 
Construção do hospital da Criança de Uberaba


Alunos do Colégio Triângulo Mineiro, em desfile de 07 Setembro no ano de 1957.

Esse Colégio,foi idealizado pelo irmão Antônio Francisco de Azevedo. Era destinado a filhos de operários em forma de Bolsas de Estudos. Funcionava nas Instituições da estão Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, hoje UNIUBE.

CRIAÇÃO DO CULTO DE SAUDADE

Era uma forma de se homenagear a passagem dos irmãos Maçons em seus retorno ao Oriente Eterno.Era colocado na sala ,onde eram velados os corpos dos irmãos ,que em muita das vezes eram velados em seus lares.O resultado das medalhas cunhadas ,eram em concordância com os desejos do então irmão,deixado em Testamento,e e ou a critérios de seus familiares.

CRIAÇÃO DO COLÉGIO TRIÂNGULO MINEIRO

Criado a partir da ideia e de doação de área ao então Professor Mário Palmério no Oriente de Uberaba,área essa onde esta o Centro Cultural Cecília Palmério, se destinou a criação de uma escola que contemplaria aos filhos de operários ,negros e desvalidos de Uberaba ,principalmente aos filhos de espíritas e de religiões de matrizes africanas ,filhos de membros do Partido Comunista local,porque eram impedidos de serem matriculados em escolas regulares.

Esta pesquisa está vinculada a Linha de História e Historiografia da Educação tem o objetivo de investigar o processo de criação e instalação do Colégio Triângulo Mineiro, localizado em Uberaba-MG, e identificar algumas práticas pedagógicas vivenciadas na instituição. Trata-se de estabelecimento privado, fundado nos anos de 1940 pelo professor Mário de Ascenção Palmério.

 A instituição que era conhecida como Liceu Triângulo Mineiro iniciou suas atividades oferecendo cursos de admissão, madureza, preparatório, pré-primário e primário e, em 1941, requereu verificação prévia para a oferta do 1º Ciclo do Ensino Secundário o Curso Ginasial. Em 9 de abril de 1943, foi concedida a inspeção preliminar e recebeu a denominação de Ginásio Triângulo Mineiro, mas, somente em 7 de outubro de 1946, obteve o reconhecimento do Curso Ginasial.

 Em 27 de janeiro de 1947, conseguiu autorização para funcionar como colégio. A princípio, o fundador dizia que o estabelecimento tinha sido criado para atender aos menos favorecidos, no entanto, a problemática levantada nesta pesquisa aponta uma contradição: nos anos em que foi fundado, o Colégio Triângulo Mineiro implantou o 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário, níveis de ensino destinados a uma minoria. Como a instituição conseguiu oferecer esses dois ciclos a uma população menos favorecida , uma vez que o ensino secundário, naquele contexto, era destinado a poucos? Para investigar essa problemática, o recorte temporal delimitado para o estudo foi de 1940 a 1960.

 Os procedimentos metodológicos utilizados incluem a consulta e análise de jornais locais, documentos do Centro de Documentação Mário Palmério e Superintendência Regional de Ensino, além de outros materiais correspondentes ao período delimitado. A partir dessas fontes e utilizando referenciais teóricos como Nosella e Buffa (2009); Magalhães (1998; 1999; 2004); Nunes (2000); Silva (1969) e outros voltados para a análise das instituições escolares e o ensino secundário, buscou-se compreender dialeticamente as relações políticas, econômicas, sociais e culturais que interferem nas questões educacionais.

 Foi dada atenção especial para compreender como o Colégio Triângulo Mineiro, ofertando ensino secundário, em um período em que esse era destinado a minoria, conseguiu atender aos menos favorecidos . Constatou-se que a legislação educacional vigente, principalmente os Decretos-Lei nº 7.637 de 12 de junho de 1945 e o de nº 7.795 de 30 de julho do mesmo ano, assim como a Portaria nº 583 de 27 de outubro de 1948 corroboraram para o ingresso das camadas populares no ensino secundário. Concluiu-se que, entre 1942 a 1956, o Colégio Triângulo Mineiro obteve um número significativo de alunos matriculados no 1º Ciclo do Ensino Secundário Curso Ginasial.

 Verificou-se a importância que se dava à conduta moral e disciplinar dos discentes e docentes; evidenciou-se que havia pouca rotatividade de professores e que eles lecionavam mais de uma disciplina, desempenhavam papel essencial para a construção da identidade educativa e destacavam-se em eventos cívicos e esportivos para a sociedade.


CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DA CRIANÇA DE UBERABA

Indignado por ver a dificuldade de se concluir a Obra desse Hospital,o então irmão Afrânio Francisco de Azevedo,contratou um Mestre de Obras e Maçonicamente concluiu essa edificação que funciona ainda nos nossos dias _ Hospital da Criança de Uberaba
Perfil biográfico de
Afrânio Francisco de Azevedo - ARENA

Estudos: Técnico em Contabilidade.
Profissão: Comerciante e Fazendeiro.

Nascimento: 07 de julho de 1910, Uberaba, MG.
Residência: Uberlândia, MG.

Filiação: José Marciliano de Azevedo e Maria Rodrigues de Azevedo.
Cônjuge: Joaninha de Freitas Azevedo.
Filhos: José Olympio, Mário Augusto, Martha, Afrânio Marciliano, Francisco Humberto e Marcos.


Vida Política e Parlamentar


Deputado Estadual, PCB, Constituinte e 1.ª Legislatura. Compôs a Mesa Diretora: 2.ª Vice-Presidência, 22.03.1947 a 20.07.1947 – Período da Constituinte.
A 21 de janeiro de 1948, tendo por base a Lei n.º 211 e o cancelamento pelo TSE do registro do Partido Comunista do Brasil – PCB, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa declara extinto o seu mandato.

Outras Informações:

Comunista de tendência stalinista.

Proprietário da fazenda Sibéria, em Uberlândia, onde foi pioneiro da plantação de soja e café. Conforme sua filha Martha de Freitas Azevedo Pannunzio, fez reforma agrária por conta própria, repartindo sua fazenda para interessados.

Pecuarista forte em Uberaba, criador de gado indiano, que exportava para o Peru.
Proprietário de casa bancária Lopes de Azevedo, em Uberlândia.
Após 1964, perseguido, asilou-se na Embaixada Peruana.
Espírita, religião de seu pai, de tendência kardecista.
Falecimento: 22 de junho de 1976.

Foi exilado no Chile e acolhido pelos irmãos Maçons chilenos .Em seu depoimento na cidade de Juiz de Fora ,estiveram em sua defesa ,Bispos ,Rabinos ,e dentre as sua falas como depoentes ,destacaram as Doações de áreas para o Estado do Vaticano(Igreja Católica de Uberaba e Região)

PROMOVEU EM SUAS TERRAS A PRIMEIRA REFORMA AGRÁRIA DE QUE SE TEM NOTÍCIA DESSE GÊNERO