domingo, 30 de dezembro de 2018

A ROTA DO CALVÁRIO DA TV – UBERABA

Insisto em lembrar a saga da TV-Uberaba, nos seus primeiros anos de vida. O calvário a que foi submetida e lutava, bravamente, pela sua sobrevivência. Sem apoio, seguia, a “ trancos e barrancos”, sua trajetória. ‘Fuscão”, afastado. Paulo Cabral, nem aí... Wanderlei Silva, um dos remanescentes da inauguração da emissora, continuava. Tinha amigos na recente inaugurada TVS, do Silvio Santos. Ele e eu, fomos à S.Paulo, à busca de ajuda. Concunhado de Silvio Santos, José Roberto Piza Marcondes, tinha estreitas ligações com “Wandeco”. Prometeu e cumpriu sua valiosa colaboração. A TVS, “emprestou” à TV-Uberaba, 2 câmeras coloridas, 1 “vídeo-tape”, 4 ilhas, além de nos fornecer uma série de filmes que faziam sucesso naTV-Silvio Santos. Lembram-se do “ Homem de 5 milhões de dólares”, “Mulher biônica”, “Lassie”, “Chips- os motoqueiros “ e ainda uma linha atualíssima para a época, de desenhos animados. Quem animava as tardes da garotada ? O saudoso e sempre lembrado, Aldo Roberto, “Salsichachau”.

Piza Marcondes, fez mais . Gugú Liberato, era enorme sucesso na TVS. Líder em audiência. O concunhado de Silvo Santos, enviou o “ garoto sensação” e uma “ troupe” de 40 artistas, atores, comediantes, cantores a Uberaba e realizar um “show” de inesquecível memória, no ginásio do Uberaba Tênis, abarrotado de gente. Os ingressos deram para pagar duas folhas de pagamento dos funcionários, vencidas.. .Preço da promoção ? Tudo por conta da TVS, acreditem! Ainda com defasagem financeira, a TV- Uberaba, conseguia sobreviver...

Certa manhã, “ louco atrás de dinheiro” para saldar compromissos vencidos, meu “ anjo da guarda”, encontra-se com Geraldo Barbosa dos Santos, amigo de longa data nas lides radiofônicas. Ele havia deixado a Presidência da CODAU, pois não fazia parte do novo governo. Convidei-o à participar da difícil empreitada que estava vivendo. Geraldo, topou. Nossa amizade, falou mais alto:- “Você paga apenas a gasolina para ir para a emissora”.. .Fizemos uma parceria inesquecível ! Geraldo Barbosa, tem a minha imorredoura gratidão !

Conhecendo os meandros de administração, área financeira, trânsito fácil na política local, Geraldo, convocou outra figura espetacular à juntar-se à equipe: Hélio Tarquinio, recém aposentado do extinto Banco Nacional, exímio contabilista, cuidando da área financeira . Foi a “ sopa no mel “. Dívidas vencidas sendo colocadas em dia, a programação com o Wanderlei , “macaco velho” no assunto, a Superintendência e Jornalismo, sob minha responsabilidade , o talento de Josafá Dias de Araújo, auxiliado pelo José Roberto, operacionalizavam a emissora. Os “contatos”, Miguel Amoni e Arley Silva, visitando clientes e trazendo anunciantes e assim fortalecendo o “caixa” da emissora. A TV-Uberaba, apesar dos percalços, estava salva !

Paulo Cabral, deixou Blumenau e “assentou praça” em Brasilia, ao lado do pai, Presidente do “Condomínio dos Diários e Emissoras Associadas”. Numa de suas últimas visitas a Uberaba, anunciou a novidade. Negociava a TV-Uberaba com o empresário Ney Junqueira. Ex-bancário, inteligente, negociante, empreendedor, foi Presidente do Jockey Club, construiu o Jockey Park, Governador de Rotary International, exerceu também a Presidência da ex- Forfértil. Casado com moça de tradicional família uberabense, simpático e bem falante, enveredou-se na política e presidiu a ARENA, diretório municipal. Candidatou-se à Deputado Federal e suplente de Senador, mas, não obteve êxito .Nosso companheiro de Rotary, sua “ chegada” como novo proprietário da emissora, daria um novo alento aos destinos da emissora.

Concluo, amanhã, o final da vida e morte da única emissora genuinamente uberabense, abatida pelos tiros da incompetência... Abraços do “ Marquez do Cassú”.

Cidade de Uberaba