terça-feira, 17 de julho de 2018

Lídia Varanda Lopes, 60 anos dedicados ao rádio



Matéria de domingo, 15 de julho, homenageou um ícone do rádio em Uberaba:

Com 86 anos e 60 atuando no rádio através da antiga PRE-5, hoje Rádio Sociedade, a baluarte Lídia Varanda Lopes, natural de Prata-MG, contribuiu com o sistema radiofônico de Uberaba.

Lídia casou-se com Edson Lúcio Lopes, operador técnico que também trabalhava na Rádio local onde se conheceram. A radialista afirma com orgulho que a PRE-5 foi a sexta do país, por ela passaram Altiva Noronha, em seguida Iara Lina, Dulce Mendes e a quarta Lídia Varanda.

Lídia lembra que na PRE-5 também passaram Fernando Vanucci e Celso Portiolli, nomes conhecidos da mídia nacional. Lídia tornou-se uma das radialistas mais antigas do país. Ele lembra que começou apresentando o programa infantil, também comandou programas de auditório, sociais e participou de diversas novelas. “Em 1952 tornei radialista comandando um programa infantil a convite de Raul Jardim e Dulce Mendes. Com 25 anos vim para Uberaba jogar vôlei e dançar tango na inauguração do Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC), mais tarde passou a ser jogadora do Uberaba Tênis Clube (UTC) e em seguida do Jockey Clube”, recorda.

Varanda conta que pelo salão do PRE-5 passaram cantores como Dalva de Oliveira, Francisco Alves, Vicente Celestino, Gregório Barrios, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, grupos como Os Cariocas, Demônios da Garoa. “Apesar do advento da televisão como um dos mais privilegiados veículos de comunicação, o rádio não perdeu força, pedreiro, carpinteiro, gari, guarda-noite, empregadas domésticas, em geral, essas pessoas não podem ligar a televisão, mas o radinho está de lado. O motorista sai de carro, imediatamente liga o rádio, então é o maior meio de comunicação para o povão”, avalia.

 Lídia Varanda Lopes.

Lídia conta que mesmo trabalhando na emissora foi manicure e comerciante, mas que sempre teve o carinho e a dedicação dos ouvintes e principalmente das escolas de samba. “Diariamente acordava às 5h e fazia participações na rádio por telefone às 6h30 e 7h30. Durante todas as noites das 22h às 24h apresentava o programa ‘A Noite é Melhor com Música’ e nos sábados no período de 11h às 12h ‘Sociedade em Notícia’, além de gravar comerciais”, ressalta.

Saúde – Conforme a enfermeira Dayse de Cássia Amaral, a radialista Lídia Varanda está em repouso num Hotel Geriático, localizado na rua Cândida Mendonça Bilharinho, nº 454, no bairro Mercês. “A Lídia está com Alzheimer, mas continua com toda alegria, divertindo a todos aqui na clínica. Aqui no Recanto ela vive o rádio, ela interpreta como se fosse o cenário próprio do estúdio. “Ela está sempre nos ensinando sobre a história do rádio e lembrando de fatos que marcaram toda a sua história com a PRE-5, Rádio Sociedade”, enfatiza.

Conforme Lilia Sivieri Varanda, sobrinha da Lídia Varanda, a decisão de levar Lídia para um hotel geriátrico foi para garantir segurança e um tratamento com qualidade. “Na onde ela morava, ela estava sozinha e ficamos preocupados na clínica tem uma tensão maior dos especialistas. O marido da Lídia faleceu em 2011, os aparelhos de som, o seu estúdio que tinha em casa vamos levar para a Fundação Cultural para ser catalogado no acervo”, acrescenta.


Sandro Neves



==========================



Fanpage: https://www.facebook.com/UberabaemFotos/

Instagram: instagram.com/uberaba_em_fotos


Cidade de Uberaba