terça-feira, 19 de junho de 2018

POUCO INTERESSE

Estamos na semana do inicio de mais uma Copa do Mundo. Ao lembrar do que aconteceu há 4 anos, o vexame do “Mineirão”, os 7x1 continuam entalados na goela dos brasileiros. Só que esse ano, o nosso povo, pelo menos por enquanto, não está nem aí para fazer festa, pintar calçadas, esticar bandeirinhas verde-amarelas e muito menos, soltar foguetes e rojões. Tantas coisas ruins nos foram mostradas, de ontem até hoje, que dificilmente assistiremos com o espírito vencedor (?) que tivemos em 2014. A vergonha nacional não foi apenas nos placares dos últimos jogos ( 7x1 e 3x0), estendeu-se além.

O “ festival de bandalheiras, roubalheiras” que atingiu o País, com a construção, desnecessária, diga-se, de verdadeiros “ elefantes brancos” e uma corrupção desenfreada e ilimitada, envergonhou o Brasil sério. O dinheiro embolsado pelas empreiteiras e políticos, “arrasaram quarteirão” e não demoraram vir à tona. Aquele “slogan” de o “ brasileiro nunca desiste”, foi o maior engodo que presenciamos desde a chegada de Cabral ( o descobridor, não esse ladrão do Rio de Janeiro...).Dói no bolso e no coração da nossa gente, a “ farra financeira” e que “ limparam” os cofres públicos do nosso amado Brasil.

Enquanto os dirigentes nacionais e empreiteiras, se saciavam, enchiam as “ burras ” de dinheiro, faltavam e continuam faltando, escolas, saúde, hospitais, estradas, ferrovias, segurança, moradia para o sofrido povo brasileiro. O desemprego, alcançou números estratosféricos, o vergonhoso “ Petrolão”, a crise dos combustíveis, o crime organizado tomando conta, não só nas capitais, com também no interior, como vimos recentemente aqui na sagrada terrinha. A Justiça, “ cuspindo na nossa cara”! Juizes , ministros, sem o menor pudor, censo de austeridade , “sobrando otoridade”, formando uma “ nova gangue” na elite jurídica do Brasil. Presidente, Governadores e ex, senadores, deputados, presos por cometerem roubos e rombos no erário público, já fragilizado do Brasil !.

“Minas não é abissal”, dizia Drummond. Pois sim. Ex-governador preso; o atual na mira do ‘Lava Jato”, funcionalismo insatisfeito e tristes problemas de honestidade administrativa, senador indiciado no “Lava Jato”... Pobre Mina s Gerais , longe dos tempos de Milton Campos, Bilac Pinto, José Maria de Alkimin, Aureliano Chaves, políticos “ficha limpa” e sem nódoas...

O tempo só nos permite torcer para que a seleção faça bom papel e que não se repita o vexame de 2014. Em razão da Copa, vou deixar de lado, momentamente, essa política nojenta e seus intérpretes. Lembrarei “causos” ligados ao esporte, imprensa local e quetais. Conto-lhes, amanhã, sobre a instalação da primeira emissora de televisão de Uberaba, que, dia 9 últimos, se viva fosse, estaria completando 46 anos... Infelizmente...


Luiz Gonzaga Oliveira