domingo, 29 de outubro de 2017

Getúlio Vargas durante churrasco oferecido na Fazenda Experimental em Uberaba (Antiga Fazenda Modelo, atual EPAMIG)


Getúlio Dornelles Vargas e  Juscelino Kubitschek - Foto:Década de 1950

Presidente Getúlio Vargas escreve carta aos pecuaristas e ao povo de Uberaba

Em campanha eleitoral, Vargas discursa em Uberaba na Praça Rui Barbosa. Como criador de gado, o gaúcho concentra promessas na maior vocação da cidade - a pecuária zebuína. Leia, a seguir, parte do texto oficial:

"(...) Daqui do grande centro de criação que deu ao Brasil o seu único tipo nacional de bovino, devo falar aos criadores do Brasil Central, e quero que saibam que lhes vou dizer as coisas na linguagem simples de companheiro. Porque também sou, no meu registro de profissão, um criador de gado, de gado tenho tratado desde o tempo da juventude e, se preciso for, direi que por três ou quatro gerações cuidamos, na minha família, da pecuária. Assim, esta nossa conversa será no jeito e estilo daquelas que os fazendeiros costumam fazer de pé, junto à porteira do curral". (...) Lutando contra acatadas opiniões que combatiam a introdução e a criação de gado zebu no Brasil, os fazendeiros do Triângulo Mineiro, galvanizados pelas próprias convicções e apoiados exclusivamente no seu trabalho e nos próprios recursos, mobilizados destemerosamente, arrostaram todos os percalços da tremenda luta que se feriu e que, afinal, lhes conferiu inconteste vitória. De então pra cá, o Brasil Central passou a ter expressão econômica. Graças a um pugilo de pioneiros, à sua decisão e tenacidade, o zebu começou a povoar os campos e cerrados desta região do país, transformando-a de uma vasta solidão inaproveitada, que era então, no grande reduto econômico e francamente ativo da atualidade. Aí então, para atestar essa metamorfose, as esplêndidas cidades de hoje, que vieram substituir os velhos e arruinados arraiais dos antigos tempos. E Uberaba passou a exercer o magnífico papel de centro irradiador do novo sangue bovino, que determinaria, em breve, o levantamento racial da maior parcela do rebanho nacional.

Fonte: Discurso proferido em campanha eleitoral de 1950, destacando como uma das metas prioritárias de seu Governo a ampliação da atividade pecuarista. (Arquivos CPDOC/FGV p.86 e 94)