segunda-feira, 31 de julho de 2017

CENAS DA HISTÓRIA DO TEATRO EM UBERABA

(1879 – 1900 )

EPISÓDIO 3 - O TEATRO ABOLICIONISTA EM UBERABA (primeira parte)



As primeiras manifestações (pelo que achei até o momento) de tendência abolicionista em Uberaba começam a aparecer, timidamente, em julho de 1879, no jornal Gazeta de Uberaba.

Dessa data em diante, artigos e notícias sobre o tema vão estar sempre presentes nas páginas do principal jornal da cidade na época.

A ideia da abolição vai ganhando corpo entre advogados, jornalistas, médicos, escritores, comerciantes, escravos e influencia até mesmo alguns fazendeiros escravocratas do município.

Artistas e grupos de teatro da cidade também se engajaram nesta luta.

Em 1882, a Sociedade Dramatica Amor a Arte, formada por artistas de Uberaba, apresentou o drama Os Martyres da Escravidão.

Em seu livro Uberaba: História, Fatos e Homens, Borges Sampaio informa que em outubro de 1883 foi criada a Sociedade Dramatica Abolicionista composta por intelectuais e homens de negócio da cidade, como Salatiel Alves,Tobias Fernandes e Lafayette de Toledo. O primeiro presidente foi o ator e diretor Belmiro Villarouco. Esta agremiação nasceu com a intenção de utilizar o teatro como forma de arrecadar dinheiro e comprar a liberdade para alguns escravos.

E já em de 19 janeiro de 1884, às 9 da noite, no Theatro São Luis, a Sociedade Dramatica Abolicionista, com a presença de grande público, entregou à “Rita, escrava do senhor Luis A. Guimarães Guaritá, a sua carta de liberdade”.

E sinto-imagino que acima de qualquer julgamento sobre a intenção do ato da Sociedade D. Abolicionista , a ex- escrava Rita se inundou naquele dia de uma alegria feito quando a gente abraça um grande amor.

Agosto , 06 – a segunda parte.

Por Miguel Jacob Neto