sexta-feira, 23 de junho de 2017

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ABADIA

                                Santuário de Nossa Senhora da Abadia


Origem do Culto

Oh Senhora d’Abadia
Que vai ser a nossa guia


O culto de Nossa Senhora d’Abadia teve origem em Goiás, donde migrou para a cidade de – Nossa Senhora d’Abadia de Água Suja, Romaria. Em Uberaba, a primeira igreja dedicada à santa foi construída na colina de Misericórdia entre 1881/1882. Devido à localização, era um lugar difícil de conseguir água. Abriu-se então uma cisterna, ao lado do cruzeiro em frente à igreja. A água jorrou em abundância e este foi considerado o primeiro milagre realizado por ela. A tradição revela que a este milagre seguiram-se muitos outros. A água foi considerada benta e milagrosa. Oculto foi se espalhando e o numero de fieis crescendo.

Uma Graça nós consagramos neste dia
Oh Maria, Oh Maria!
Oh Senhora d’Abadia

A paroquia, criada em 1921, teve como o 1°pároco o cônego Cesar Borges. Devido a um incêndio que destruíra, parcialmente, a primitiva igreja em 1892, somente longos anos depois é que foi iniciada a atual basílica, concluída pelo pároco Ângelo Pozzani,entre 1940 e 1978.Nesta época, a Festa d’Abadia, realizada em 15 de agosto, já atraía um número extraordinário de fieis., da cidade e das vizinhanças. Muitos vinham pagar promessas pelas graças recebidas. Outros na esperança de um milagre que os curaria de doenças e salvaria sua vida, de familiares e amigos.

Agora vos invocamos
Em devota melodia
Levai aos céus nossos votos
Oh Senhora d’Abadia
Procissão e Coroação

A Procissão é um dos elementos mais importantes da devoção popular. A imagem deixa sua casa e vai passear no meio do povo. O andor, bastante enfeitado por flores é levado nos ombros pelo centro das ruas por onde passa a procissão. Carregá-lo era uma honra ou comprimento de promessa. Antigamente, formavam-se duas fileiras laterais ao lado do andor. À medida que o número de devotos foi aumentando, deixaram de se formar as filas e os acompanhantes passam a ocupar toda a rua. Muitas mudanças ocorreram ao longo do tempo. A novena que antecipava a festa transformou-se em quinzena, mudou-se o trajeto da procissão, a cerimonia da coroação que acontecia antes e feita somente por crianças, passa a ser realizada na chegada apoteótica do andor à igreja, e realizada por jovens e adultos.

Em vosso nome invocamos
Nos momentos de agonia
Mostrai que sois nossa mãe
Oh Senhora d’Abadia

Dentre os acompanhantes, pagando promessas ou pedindo bênçãos, alguns faziam parte do trajeto de joelhos, outros carregando latas d’gua na cabeça para implorar pela chuva(agosto era sempre mês de seca brava).Havia e ainda há um número grande de crianças vestidas de anjo e mulheres usando véu. Nos dias de hoje, apesar de ainda ser mantida a procissão a pé, há também outra, em forma, de carreata que percorre trechos mais extensos na cidade.

(Maria Antonieta Borges Lopes)