segunda-feira, 5 de junho de 2017

Paróquia São Benedito (1961)


PROCESSO DE CRIAÇÃO  DA PAROQUIA

Antiga Matriz de São Benedito

Capela Provisória
Construção São Benedito

Missa de Inauguração




      Em 24 de maio de 1959,foi constituída uma Comissão Pró-Elevação a Paróquia da Capela São Benedito, sob a presidência do Pe. Olímpio Olivieiri,naquela ocasião Cura da Catedral e, consequentemente, responsável pelo território no qual estava localizada a Capela de São  Benedito. Para além dele, também participavam dessa Comissão Pe. Antônio Fialho e dezenas de leigos e leigas comprometidos com a causa. O território que se pretendia para a futura paróquia foi setorizado e os leigos foram incumbidos de percorrer residências e comércios à procura de contribuições que foram registradas num Livro de Ouro. Foram também organizadas de eletrodomésticos e anualmente se realizavam no mês de outubro quermesses por ocasião da Festa de São Benedito. Em junho de 1960, Pe. Olímpio informou aos demais membros da Comissão que, após solicitar a Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, bispo diocesano, a criação da Diocese de Uberlândia, de forma que poderia analisar cuidadosamente aquela solicitação apenas no ano seguinte.

      Finalmente, no dia 17 de fevereiro de 1961 foi criada a Paróquia São Benedito por decreto do Bispo Diocesano, sendo localizada no coração do bairro uberabense de mesmo nome. Poucos dias depois,Pe.Vicente A. dos Santos tomou posse como primeiro pároco.



HISTÓRICO DAS OBRAS  


      A antiga matriz de São Benedito ficava localizada na atual Praça Dr.Jorge Frange e sua demolição se deu em outubro de 1968, a pedido da Prefeitura Municipal e com anuência da Igreja no sentido de que fosse construído um Terminal Rodoviário, o que de fato aconteceu. Imediatamente foi improvisada uma capela de madeira na Rua Francisco Pagliaro onde os ofícios litúrgicos ocorreriam temporariamente enquanto as missas dominicais seriam celebradas no  galpão do Colégio Nossa Senhora das Graças. A partir de fevereiro  de 1973,foram iniciadas as obras da nova matriz do mesmo local onde hoje se encontra. Apenas  a partir de  dezembro de 1975 os ofícios litúrgicos passaram  a ser ordinariamente celebrados na nova matriz, por ocasião da colocação da cobertura, embora as obras ainda não  estivessem terminado.Finalmente,no dia 3 de dezembro de 1978,foi celebrada festivamente pelo arcebispo Dom Benedito de Ulhôa Vieira uma missa de inauguração da nova matriz.

     Em maio de 1966, foi inaugurado um Complexo Paroquial que contava com um Salão de Festas, um apartamento para residência do pároco e um conjunto de cinco salas de catequese.

      Em setembro de 2002, foi erguida a torre de sustentação do sino e construídas as rampas e grades laterais.
     Nos últimos anos foram construídos banheiros, modernizado o sistema de som e instalado  um eficiente sistema de refrigeração.Recentemente,foi incorporado  ao  patrimônio paroquial um terreno adjacente cujo proposito será de expandir o Salão de Festas.



PAROQUIATOS


      Entre a criação  da paróquia em 1961 até  2001,foi o primeiro pároco MONSENHOR VICENTE   AMBRÓSIO DOS SANTOS. Durante algum tempo, contou com Padre Eddie Bernardes como vigário paroquial.

    Em 2001 até 2010, foi o segundo pároco DOM ANTONIO BRAZ BENEVENTE, atualmente Bispo Diocesano de Jacarezinho (Paraná).Durante seus últimos anos de Paroquiato,contou com a colaboração de Padre Roberto Francisco de Oliveira como vigário paroquial.
     Entre 2010 até 2012,foi o terceiro  pároco PADRE SEBASTIÃO JÓSE APARECIDO RIBEIRO.E desde 2012,é o quarto e atual pároco PADRE MARCELO LÁZARO  PINTO.


                                                                                                                          Victor Lacerda