quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

DIA DE SANTOS REIS

6 de janeiro, dia consagrado aos santos Reis Magos . Para os cristãos o nascimento de Jesus é visto em duas oportunidades e duas imagens: uma , a 25 de dezembro, a do boi e do burro no presépio e, em 6 de janeiro a dos três Reis Magos na cocheira diante do menino Jesus.
Por mais que se procure nos Evangelhos, não se encontra nem a figura do boi, nem a do burro. Quanto aos reis magos, só um evangelista, São Mateus, ouviu falar deles:- “Naquele tempo ,magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando:- onde está o rei dos judeus que acabou de nascer ?”. Mateus não sabia o nome desses três reis magos. Há milênios sabemos tratar-se apenas da cor de três irmãos que reinavam sobre a metade do mundo.Belchior, governava os persas, Baltazar, os indianos e Gaspar, os árabes. No dia que tomaram conhecimento do nascimento do menino Jesus, faziam uma refeição em família e, dalí, iniciaram a longa viagem para Belém. Os nomes dos reis magos, a presença de animais na estrebaria, confirmavam a profecia de Isaias:- “ o boi reconhecerá seu mestre e o burro a manjedoura onde seu Senhor repousa”.
Essas figuras universais do culto cristão são, de alguns textos rejeitados pela Igreja e inclusive, suspeitos e hereges. Os presentes levados ao menino Jesus, ouro, incenso e mirra, retratam o quanto os reis queriam a Sagrada Família.
Estou lembrando-lhes essa data, tão importante no calendário cristão para dizer-lhes que em Uberaba, a nossa santa terrinha, nos últimos 60 anos principalmente, ela é muito bem comemorada . Não fosse a perseverança de outros tempos de Toninho e Marieta, os mais famosos cantores sertanejos da cidade, possivelmente a data até passaria despercebida. O “casal gêmeo da voz”, fizeram do dia de Reis, um santo acontecimento. Quer no rádio,na televisão , em circos e outros locais públicos, Toninho e Marieta, realizavam verdadeiros festivais das folias de Reis, acompanhado de verdadeira multidão de devotos. Hoje....
A folia de Reis, sem dúvida, é a maior manifestação cristã-popular que se conhece aqui nas nossas bandas. Homens que largam seus afazeres diários,mulheres que abdicam de suas obrigações caseiras, jovens que aproveitam as férias e, durante alguns dias, visitam casas e casas, arraial por arraial, fazenda por fazenda, levando a mensagem da era moderna do que fizeram Gaspar, Baltazar e Belchior, anunciando a boa nova do nascimento do menino Deus.
Hoje, quando você ouvir o cantarolar de vozes dolentes, o gemido da sanfona, o repicar do pandeiro, o dedilhar de violas e violões, a corda “mi” do cavaquinho e a percussão de uma”caixa”, lembre-se de abrir a porta de sua casa, está para chegar a bandeira dos Reis Magos... Em Uberaba, são mais de 100 folias cadastradas. Lembro-me com pontas enormes de saudade de algumas delas, principalmente uma que marcou época. A folia do saudoso Sebastião “Mapuaba”, um clã tradicional no bairro das Mercês.”Mapuaba”, sabia de cor e salteado, todos os 120 versos que devem ser colocados na cantoria. Além dos “Mapuaba”, há que lembrar-se com saudade das folias do Labibe e do Paulinho Curi, também de muita tradição na terrinha. 
Espetáculo inesquecível, raro de acontecer, é assistir uma folia de Reis encontrar nas suas peregrinações com outra folia. É de arrepiar ! O respeito, a reverência e o canto, são inimagináveis... Folia de Reis, tradição que não pode acabar em Uberaba.


Luiz Gonzaga de Oliveira