terça-feira, 3 de janeiro de 2017

CLÍNICA SÃO JUDAS TADEU DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER DO BRASIL CENTRAL - UBERABA

“Hospital Mário Palmério”

É provável que pouca gente saiba ou ainda se recorde, mas meio século antes da inauguração do atual hospital universitário da Uniube, a cidade de Uberaba já teve um “Hospital Mário Palmério”.
Era esse o nome original do atual Hospital Dr Hélio Angotti, da Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), quando da sua inauguração em 1961. O que pode ser comprovado nesse anúncio publicado no jornal “Lavoura e Comércio” em março do ano seguinte. Mário Palmério e Hélio Angotti, junto com o então prefeito Jorge Furtado, eram importantes lideranças do antigo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) em Uberaba. Imagino que, com o falecimento do Dr. Hélio Angotti, em janeiro de 1971, o hospital tenha sido rebatizado em sua homenagem.
O prédio original, no arrojado estilo modernista que estava em voga logo após a construção de Brasília, acabou sendo descaracterizado pelas sucessivas reformas e ampliações. Mas até os anos 1990, funcionou nessa cúpula redonda à direita do prédio o laboratório de Anatomia Patológica dirigido pelo meu pai, Edison Lopes e pelo professor Edmundo Chapadeiro.
(ANDRÉ BORGES LOPES)